quarta-feira, 17 de dezembro de 2008
CONFRATERNIZAÇÃO NATALINA DOS USUÁRIOS DO HUOL
DIA 19 DE DEZEMBRO DE 2008
DAS 8h ÁS 20h30min
PÁTIO DA TAMARINEIRA
HUOL
Programação:
Dia 19/12/2008 (Sexta-feira)
08h – Abertura com café da manhã para os acompanhantes.
09h30min – Culto Ecumênico no Pátio da Tamarineira
10h30min - Apresentação cultural – Peça teatral:
Alunos da Escola Municipal
15h30min – Apresentação Cultural –
Peça teatral: Alunos da Escola Municipal
16h – Apresentação Cultural –
Teatro de Mamulengos.
19h – Exibição do filme:
Pela Companhia Teatral Cia Urbana de Arte Cinema Paratodos.
Lembramos que neste dia 19/12, teremos várias atividades durante todo o dia voltadas aos usuários.
Solicitamos aos acompanhantes, profissionais do HUOL e familiares visitantes que incentivem o paciente a participar dos eventos, preparado com todo carinho.
“Seja a mudança que você quer no mundo”
Gandhi
COMISSÃO ORGANIZADORA
Chefia da Recepção, Comunicação e Segurança.
Chefia do Serviço de Internamento
Chefia do Serviço Social
Chefia do Serviço de Nutrição
Chefia do Recursos Humanos do HUOL
Diretoria de Enfermagem
Grupo CONTAGIART (PET Medicina)
Núcleo de Humanização do HUOL
Recursos Humanos do HUOL
APOIO:
Diretoria Geral
Diretoria Administrativa
GTH HUOL
Serviço social
Téc Enf Delmira (Ambulatório de Cardiologia)
Mônica Betin (Chefia do Serviço de Informática)
domingo, 14 de dezembro de 2008
ENTREATOS, ATO CÊNICO DA UFRN, 18/12, as 20h, NA PRAÇA CÍVICA DO CAMPUS DA UFRN.
mostrar a produção artística da UFRN no Ato Cênico Entreatos. O
evento acontece no dia 18 de dezembro, às 20h, na Praça Cívica do
Campus da UFRN, e contará com nove atrações locais e show de
encerrramento do artista Chico César. A intenção da UFRN é celebrar a
produção artística de Grupos que ao longo do cinqüentenário da
universidade vêm ajudando a compor cenários poéticos para o universo
acadêmico. Big Band Jerimum Jazz, Quarteto de Cordas,Madrigal, Grupo de
Dança da UFRN, Canto D’Larte, Gaya, Grupo de Clarinetas e Percussão, Grupo
Parafolclórico e Octo Vocci, todos grupos criados e mantidos pela própria
Universidade, vão apresentar a sua produção ao público no Entreatos.
São trechos de uma História vivida e narrada por aqueles que fazem da
academia um espaço para a prosa e a poesia; que fazem dela uma obra de
arte e que transitam com os pés do conhecimento e voam com as asas da
imaginação. A universidade com arte, cria sons, ritmos e significados
preciosos e necessários ao contexto da formação acadêmica.
Cada ato traz uma amostra da produção artística presente nos 50 anos da
UFRN. O espetáculo é formado por apresentações musicais e de dança com
inserções de vídeos sobre a história de cada grupo e suas relações com a
UFRN nesses 50 anos. Ao final, entra em cena o cantor e compositor Chico
César.
O Ato Cênico Entreatos é uma realização da UFRN, através do Núcleo
de Arte e Cultura (NAC), Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), TV
Universitária e Universitária FM 88,9, Departamento de Artes, Escola de
Música e conta com o patrocínio da Fundação José Augusto e do Governo do
Estado do RN e o apoio do DCE e da Editora Universitária da UFRN.
terça-feira, 2 de dezembro de 2008
Inscrição para VER-SUS
Para mais detalhes, acesse o site www.huab.ufrn.br
O Mito da caverna de Hipócrates
Os médicos não podiam escapar daqueles grilhões que os seguravam, permanecendo naquela caverna desde o momento em que entraram na universidade até o final das suas vidas.
Viviam entretidos por “imagens distorcidas”, “sombras” que eram passadas nas paredes, primeiro por seus professores da universidade; depois, pelas revistas “científicas” e pelos congressos financiados pelas indústrias farmacêuticas. Aprendiam, com elas, o diagnóstico e o tratamento das doenças; mas somente das mais raras, com prevalência de no máximo 1 em 100.000 habitantes, as mais comuns são coisa pra enfermagem...
Como passaram toda a vida presos aos grilhões da caverna, pra esses médicos, medicina é, pura e simplesmente, diagnóstico e tratamento; qualquer outra coisa além disso não é mais medicina. E nem adianta discutir! Suas pupilas entraram numa espécie de “midríase crônica”, tornando doloroso pra eles enxergar qualquer coisa mais luminosa que aquelas sombras.
Um médico, no entanto, angustiado por sentir lá no fundo que medicina não era aquilo, percebeu os grilhões que o aprisionava. Resolveu comentar com os colegas: “Vejam! Há grilhões em nossas mãos e pés!” Os outros, prontamente, responderam: “Ta louco? Faz silêncio se não vou perder a próxima sombra!”
Apesar de rechaçado pelos colegas, o médico inquieto e perspicaz conseguiu livrar-se dos grilhões e virar-se, percebendo que atrás de si havia uma fogueira. Seus olhos doeram bastante quando se virou, mas conseguiu com o tempo se acostumar com a luminosidade.
Percebeu então que os catedráticos projetavam as sombras que ele vira durante toda a vida. Foi rispidamente questionado porque havia se levantado e se livrado dos grilhões e mandaram-no voltar ao seu lugar, dizendo que ele estava louco de pensar que havia algo a mais que as sombras, mas, apesar disso, apesar da pressão daqueles que sempre respeitou, sabia que a medicina não podia se resumir àquilo e foi quando avistou ao longe uma luminosidade mais forte até que a fogueira que formava as sombras.
Conseguiu, então, fugir da caverna e chegar ao lado de fora. Percebeu que muito maior que as sombras na parede, maior que a fogueira dos catedráticos, era o Sol da verdadeira Medicina Hipocrática, que só brilhava fora das paredes da caverna.
Doeu bastante até que seus olhos se acostumassem com a luminosidade dela; questionou-se porque tantos outros negavam-se a ver que as coisas iam além das sombras, além do diagnóstico e tratamento; vacilou a princípio por se achar um pouco só, mas sentiu em seu íntimo que aquele era seu caminho, ali sim ele poderia ser um verdadeiro Médico, não um mero prescritor de remédios e exames, alimentado por muito mais que sombras (slides?) na parede...
P.S.: qualquer semelhança com outra história é mera coincidência...
domingo, 30 de novembro de 2008
Vivência de Saúde Mental
A vivência tem como público alvo todos os alunos do curso e como critério de seleção, o acadêmico interessado deverá enviar duas imagens e/ou fotos que representem doença mental e saúde mental,respectivamente e uma redação de no máximo 30 linhas relacionando o tema às imagens. As inscrições vão até a meia noite do dia 10 de dezembro de 2008 e para ajudar no processo criativo,estamos enviando, juntamente com a ficha de inscrição, três textos que podem ajudar na elaboração da redação.
Qualquer dúvida, podem entrar em contato pelos e-mails bioaires@gmail.com ou gabicarminhola@yahoo.com.br ou augustodmpf@gmail.com .
sexta-feira, 28 de novembro de 2008
E o que tem isso a ver com saúde?
Qualquer centavo aumentado no óleo mineral é pretexto pros empresários de ônibus de natal aumentarem exorbitantemente os preços; no entanto, diante dessa queda de 50%, por que os preços não caem novamente?
Em gestão "borboleta verde", difícil de acontecer, ainda mais quando a população não se mobiliza pois acredita - enorme engano! - que as coisas são assim mesmo e não podemos melhorar.
Ora, não coseguiremos revolucioanr a cidade e implantar o passe-livre, mas o valor abusivo de 1,85, numa cidade que parece mais uma província e com uma frota que é vetor de tétano, tenha dó... dá pra reduzir fácil! olhem pra fortaleza... comparativamente, frota exemplar, pontual e - há quem questione? - com custos bem superiores aos nossos... por que a passagem de fortaleza é mais barata que a de natal?
Em João Pessoal, aqui do lado, o movimento pela moralização do transporte público já é bem mais forte e os abaixo-assinados já quase alcançam o valor necessário pra transformar a questão em legislação...
e os potiguares, cadê?
quinta-feira, 6 de novembro de 2008
Festival de Canção Universitário
Na próxima sexta-feira (7), às 18h, começarão as apresentações do Festival Universitário da Canção 2008, com grande final no sábado (8), às 19h. Um evento histórico organizado em parceria pelo DCE (Diretório Central dos Estudantes), pela SAE (Secretaria de Assuntos Estudantis) e pela FMU 88,9 (Rádio FM Universitária), todos órgãos da UFRN, e patrocinado pelo Banco do Brasil. O evento, que será realizado no Anfiteatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Praça Cívica), faz parte das comemorações dos 50 anos da UFRN.
Nesta ocasião, vinte universitários pré-selecionados de universidades do Rio Grande do Norte disputarão o prêmio de melhor música, tendo ainda premiações para segundos e terceiros colocados e júri popular para melhor compositor e melhor intérprete. O encerramento dos dois dias ficará por conta da banda Alcatéia Maldita (na sexta) e do músico Galvão filho (no sábado), a partir das 21h. A ordem de apresentação das músicas da eliminatória da sexta-feira já está disponível no site do DCE e da SAE.
Mais informações:
DCE-UFRN 325-3325, www.dce.ufrn.br; SAE 3215-3311, www.sae.ufrn.br
Contatos:
Rodrigo Bico 8835-9242; Cida Campello 9406-2239
Participe!!!
sábado, 1 de novembro de 2008
O CANECA- Centro Acadêmico Nelson Chaves convida toda comunidade acadêmica a assistir a mesa científica "Síndrome de Down: saúde e superação".Nela discutiremos esse tema de grande relevância no cuidado à Saúde abordando todos dos aspectos clínicos a inclusão social.
Debatedoras:
Dra. Meire Gomes- Aspectos clínicos da síndrome.
Dra. Silvia Regina Batistuzzo de Medeiros- O momento da notícia e a conduta médica.
Débora Araújo S. de Moura- A experiência Profissional e de Vida.
Quando: dia 04/11/08 (terça-feira)
Que horas: 19:00
Local: auditório da Reitoria da UFRN
Entrada Franca!!!
quarta-feira, 29 de outubro de 2008
A partir do momento que passamos a afirmar por ai que vamos fazer vestibular pra medicina, é praticamente unânime que advenham duas perguntas mais do que pragmáticas de nosso interlocutor: “Por que você escolheu medicina?” e “Pretende se especializar em quê?” Nada mais natural. Elas nada mais são do que reflexo da atual incoerência filosófica de nossa sociedade.
Não existe profissão mais humana, nem muito menos mais invasiva do que a medicina. Mergulhamos no mais íntimo do ser humano e podemos ser para ele veículo de “morte” ou de “vida”. Talvez por isso haja certa aura de “sacralidade” inconsciente ao redor do estetoscópio. É ao médico que entregamos nossas fraquezas mais íntimas, nossas angústias e dores, confiando que aquele homem de branco, seguramente veículo da saúde, nos aliviará a dor, nos apaziguará o espírito.
Torna-se, assim, inquestionável a grandeza da profissão e natural o sentimento de que tão grande responsabilidade não seja assumida por um irresponsável. Pois bem. Já experimentou responder à primeira pergunta, de porque escolheu a medicina, com a resposta de que “por dinheiro, status e estabilidade social”? Experimenta. Depois diz que é brincadeira. Rápido. Espera-se ouvir que aquele que deseja fazer medicina tem os mais nobres sentimentos altruísticos, as mais altas virtudes platônicas, tendo decidido dedicar toda a sua vida ao próximo, esquecendo-se, como bem disse Esculápio, de si em nome do outro.
E não há nada de absurdo que se espere isso do médico. Diante de tão nobre papel, que há de incoerente em se desejar um nobre encarregado? Mas a incoerência é logo subseqüente. “Médico de quê?” Já experimentou responder à segunda pergunta com Psiquiatria ou Medicina da Família? Experimenta. Mas ai sim é melhor dizer que é brincadeira e rápido, ou vovó e titia podem te assassinar. “Filho... esse negócio dá dinheiro? Trabalhar com louco? Trabalhar no SUS? Dá pra ter uns 3 PSF´s ao mesmo tempo? Faça cardiologia, ou cirurgia plástica, que é mais futuro! E você ainda estica minhas pelancas de graça como cobaia...”
Ora! Toda semana escutamos alguém reclamar de um médico desumano e sem coração que mal olhou pra cara do paciente! E quando dizemos pra essas pessoas que vamos fazer medicina social, elas proíbem suas filhas de se aproximarem de nós! O que a sociedade quer então? Tenho certeza de que, se formos ouvi-la, não sairemos do lugar, pois ela sabe bem o que deseja, mas não sabe cultivar isso no estudante de medicina; pelo contrário, planta nele o joio da medicina por dinheiro, esquecendo-se de que ela mesma o colherá amanhã. A cultura do médico mais humano é desejada apenas no plano das idéias, mas rechaçada na vida real.
Nós, no entanto, não podemos nos dar ao luxo de se perder na incoerência filosófica da sociedade, pois somos nós os protagonistas da peça. Nós construímos nossa formação. Serei médico de quem? De mim, ou do outro? Isso não é uma apologia à Medicina Social. Não é crime fazer medicina para si, mas que nos decidamos de que lado sambamos.
É possível sim fazer uma medicina mais humana, para o outro e viver muito bem; o problema é que não se troca de Mercedes todo ano.
E ai, Oh discípulo de Hipócrates e Esculápio, o luxo da medicina do mim,ou a nobreza da medicina do outro?
terça-feira, 14 de outubro de 2008
Caravana da Saúde da UNE em Natal
A realização da Caravana é resultado dos debates da entidade nos seminários realizados com estudantes da área da saúde, no Conselho Nacional de Entidades de Base da UNE e no Congresso Nacional de Estudantes da entidade.
O movimento tem como objetivo percorrer 41 Universidades em todo Brasil, fomentando a discussão das Questões de Saúde como forma de contribuir para a melhoria da Qualidade de Vida. Seu destino final é Brasília, no dia 27 de Novembro deste ano.
A programação local aborda temas sobre educação, saúde e políticas públicas, sem falar dos momentos culturais com artes circenses e apresentação de filmes durante todo o dia.
Os espaços utilizados serão o Centro de Convivências (CC), o Auditório da Biblioteca Central Zilá Mamede (BCZM) e o Departamento de Artes (DEART).
Durante todo o evento, uma unidade do Hemonorte estará à disposição para a doação de sangue pelos participantes.
Em Natal, a recepção da Caravana está a cargo do DCE e dos CA´s da saúde.
Programação do Evento:
7:00: Recepção dos alunos e Intervenção Cultural (Grupo "Tá na rua") - Arredores do Centro de Convivência
8:30: Filme: SOS Saúde - SICKO - BCZM
10:00: Debate - Direitos Sexuais e Reprodutivos (Homofobia, Aborto, Planejamento Familiar) - BCZM - Maria Bernadete Roque de Freitas (Assistente Social da BEMFAM); Loberta Oliveira de Carneiro (Coordenadora do Programa Estadual de Hepatites Virais) e Miriam (Docente)
12:00: Almoço no Restaurante Universitário (RU)
13:30: Cortejo com o Grupo Teatral "Tá na rua" - saída do RU até o Auditório da Biblioteca Central
15:00: Debate - Saúde, Educação e Cultura: Desenvolvimento de políticas públicas - Dalva Orácio (Professora de Serviço Social UFRN e membro do CMS), Cipriano (pró-reitoria de extesão UFRN), Crispiniano Neto (Presidente da Fundação José Augusto), Leandro Silva Virginio (membro do Conselho Nacional de Juventude).
15:00 Oficina de Circo - DEART
18:00: Jantar no RU
19:00: Filme: "O afeto que se encerra em nosso peito juvenil" - DEART
22:00: Momento Cultural - DEART
Lançado edital de seleção da LAECC: Liga Acadêmica de Estudos Clínicos e Cirúrgicos
Para concorrer a uma vaga, é necessário que o acadêmico curse do 5º ao 8º período do curso médico desta Universidade, podendo permanecer na Liga até sua diplomação.
Segue abaixo o edital conforme recebido no e-mail do CANECA:
-------------------
A LAECC, Liga Acadêmica de Estudos Clínicos e Cirúrgicos, torna público o Edital com as normas que regem processo seletivo para ingresso de Acadêmicos de Medicina como membros dessa liga.
1 – DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1- A seleção de candidatos para ingresso na LAECC será realizada mediante Processo Seletivo, em uma única etapa e constará de prova objetiva de caráter eliminatório.
1.2 - O Processo Seletivo destina-se a candidatos que estejam cursando do 5º período ao 8° do curso de medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
1.3 - A aprovação gera para o candidato apenas a expectativa de direito à convocação, não havendo, portanto, obrigatoriedade de convocação total dos aprovados. Reserva-se o direito de proceder às convocações em número que atenda às necessidades da liga, de acordo com a disponibilidade de vagas existentes, respeitando a ordem classificatória.
1.4 - O candidato que ingressar poderá permanecer na LAEEC até a conclusão do curso de medicina.
1.5 - O estágio oferecido através do concurso para acadêmicos de medicina é de caráter extra-curricular.
1.6 - O acadêmico aprovado e convocado irá compor o quadro de acadêmicos de medicina membros da LAECC, começará a participar das reuniões e outras atividades propostas pela liga as quais são informadas mediante correio eletrônico.
1.7 – A inscrição será paga, 5 reais, e deverá ser realizada junto aos atuais membros da coordenação desta; Ana Rita Medeiros, Breno Marques, Fellipe Salviano e Tiago Almeida, todos acadêmicos do sexto período dessa faculdade.
1.8 – O candidato que ingressar como acadêmico de medicina deverá cumprir com o Regulamento Interno da LAECC..
1.9 – O candidato que for aprovado e não assumir a vaga será convocado o próximo, seguindo rigorosamente a lista de classificação.
PROVA
2.1 - A prova será composta de 50 (cinqüenta) questões objetivas de múltipla escolha, com 04 (cinco) alternativas (A à D) e uma única resposta correta.
4.3 - O conteúdo programático:
Anemias, Insuficiência renal, Asma, DPOC, ICC, Gastrite, Choque, Cirrose hepática, Sepse, HAS, DM, Desequilíbrio ácido básico e hidroeletrolítico, Hemorragia Digestiva, Aids, Tuberculose, Síndromes Coronarianas Agudas, Câncer de Colo de útero e HPV, Síndromes infalmatórias intestinais.
2.3 - Ao terminar a prova, o candidato entregará, obrigatoriamente, ao fiscal de sala, o Cartão-Resposta e o Caderno de Prova.
– CONDIÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA PROVA
3.1 - O local e o ensalamento referente à prova, sala da LAECC no térreo da enfermaria..
3.2 - A prova será realizada no dia 31/10/08, com início as 17hs horas e término ás 18 e 30 horas, duração de 01hora e meia, incluindo o preenchimento do cartão-resposta.
3.3 - O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização da prova com antecedência mínima de 15 (quinze) minutos do horário fixado para início da prova, munido de caneta esferográfica (tinta azul ou preta), comprovante de inscrição, sendo que após o horário fixado para início da prova, não será permito o ingresso de qualquer candidato ao local de sua realização.
3.4 - A ausência na prova acarretará a eliminação automática do candidato.
3.5 - Não será permitida a utilização, no local de prova, de qualquer tipo de aparelho eletrônico, no momento da aplicação da prova.
3.6 - A prova é individual e não será permitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos.
RESULTADO
6.1- O Edital com os resultados do processo seletivo será divulgado no dia 03/11/08, no quadro de aviso da LAECC e no quadro de avisos do CANECA.
OBS: não será fornecido resultado por telefone.
domingo, 28 de setembro de 2008
Universidade Privada tem que pagar pra usar o SUS-Natal!
De fato, o Sistema Único de Saúde deve ser o espaço de aprendizado dos estudantes da área indistintamente, de modo que a formação dos futuros profissionais seja voltada para as necessidades da população e não em super-especialidades de relevância questionável.
O que acontecia até então, no entanto, era a utilização abusiva das unidades de saúde e hospitais da cidade sem nenhum custo relevante para as Universidades Particulares, nem muito menos retorno palpável para a população, em contrapartida à utilização dos profissionais, espaços e equipamentos do Sistema.
O acordado era que a Universidade Privada poderia se utilizar dos espaços do SUS contanto que desse em troca alguma contrapartida à unidade. É desnecessário comentar a relevância dessa “contrapartida” em detrimento dos lucros da educação privada...
Em todo país, há movimentos que questionam e se colocam contra essa postura de utilização do maquinário público para o lucro exacerbado. Em Fortaleza, por exemplo, tramita na Assembléia Legislativa uma lei que exige que 100% do valor das mensalidades dos alunos em regime de internato nos Hospitais Estaduais sejam revertidos para o respectivo nosocômio.
Em Natal, por outro lado, a postura foi mais branda. Ao invés da cobrança de uma parcela da mensalidade do estudante, amarrou-se a contrapartida que deve ser feita de acordo com o nível de complexidade do espaço.
Para a utilização da atenção primária, deve ser revertido ao posto de saúde 15% do valor da mensalidade total através de reformas, equipamentos tecnológicos e demais necessidades locais. Em ambulatórios especializados, o valor é de 25%; em hospitais de alta complexidade, 35%.
O relativamente baixo valor cobrado pelo uso dos postos de saúde é uma forma de incentivo à formação profissional generalista.
A concessão de bolsas de pós-graduação para os profissionais não está inclusa na percentagem.
Espera-se que, com isso, a atenção à saúde pública em natal possa ser estruturalmente melhorada. O acordo foi moderado e justo para ambos os lados: com as universidades e estudantes, que terão formação em seu próprio espaço de trabalho futuro, e com a população, que terá uma contrapartida substancial nas estruturas da rede de saúde.
Entretanto, uma lei meramente no papel é morta. Para que o executivo a coloque em prática, é necessária a cobrança da população, especialmente dos estudantes e profissionais de saúde. O primeiro passo já foi dado, mas sem a atitude de cada um em seus campos de trabalho e estágio, voltaremos pro mesmo lugar...
domingo, 21 de setembro de 2008
Convênio Walfredo-UFRN
A necessidade de uma formação geral em Urgência e Emergência não nos permite subutilizar um espaço de referência já tão rico em pessoal qualificado e em tecnologias. Se somará a isso a já iniciada construção da Urgência referenciada em cardiologia e neurologia no HUOL.
Na última sexta-feira, 19 de Setembro, uma comissão do CANECA e o Coordenador do Curso foram ao WG para ouvir dos doutorandos e estagiários em que pontos a Universidade poderia investir no hospital para a construção de uma Instância de Ensino e Pesquisa no Complexo, desenvolvendo as potencialidades do espaço. Os primeiros direcionamentos já foram tirados a partir daí.
O próximo passo será a regularização do WG enquanto hospital de ensino, o que aumentará suas receitas por procedimento realizado, permitindo um melhor investimento com retorno para os estudantes. As negociações com o diretor do hospital devem se iniciar esta semana.
Apesar disso, segundo George, a partir de 2009.1, já teremos o internato em Urgência e Emergência no complexo. Para tanto, ao menos 3 professores para a área serão contratados até o final do ano.
É importante ressaltar, no entanto, que a colaboração discente no processo é fundamental. Que não se espere que o internato já se dê de modo ideal desde o primeiro momento. Problemas existirão, ao menos inicialmente, tanto em estrutura, quanto em resistência de certos profissionais. A construção de um espaço de ensino de alta qualidade depende primariamente do protagonismo de cada um de nós.
sexta-feira, 5 de setembro de 2008
Eeeeeepa! Calourada Medicina-Direito, chegou o dia!
Para continuar com umas das mais tradicionais cerimônias do meio acadêmico, o CANECA convida-os a marcarem presença na calourada! Não façam desfeita, gente, que deu um trabalhinho organizar o evento.
Por que ir? Cada um tem lá seus motivos. Teremos muita gente bonita (e feia também, porque é inevitável em um evento de tamanho público), muita gente dos outros períodos (não se iluda pensando que irá fazer novos amigos ou confraternizar com seus veteranos e calouros, que não dá!), muita gente de fora (aquela chance de você finalmente descolar fazendo pose de doutor), alguns comas alcoólicos (uma chance de você pôr em prática seus dotes médicos), a praia bem pertinho pra prevenir a ressaca (aí vão achar teu corpo lá pelas bandas do Forte), a praia bem pertinho pra otras cositas más calientes (pronto, você descolou!), música ao vivo (forró, heavy metal, pagode, chorinho, mambo) e bebida free (não vai faltar água do mar!).
Mas ONDE vai ser essa moléstia? Na CERVEJARIA CONTINETAL, ali na Via Costeira!
QUANDO mesmo? SÁBADO, amanhã, dia 06/09.
QUANTO? 10 (dez) reais. Você pode comprar a antecipada com alguém do CA da Medicina e do CA de Direito ou na hora mesmo, não se preocupe.
QUE HORAS? ÀS 17 Hs já terá muito bebum começando os trabalhos!
ATRAÇÕES? EITA DANOU-SE, PURA TENTAÇÃO, BRILHANTES DO FORRÓ, DJ GOIANO E DUELO DE DJs (Medicina X Direito).
O QUE DE FREE? Nada. Mas a cerveja sairá por 2 (dois) reais! E é da grande, 500 ml!
Ah, e não esqueçam de levar pelo menos aquela sua amiga gata (solteira) da unp e aquele seu amigo certinho pra te pôr no ônibus ou te deixar em casa.
Poisé...
Quando é pra estudar, a gente estuda.
Quando é pra trabalhar, a gente trabalha.
Quando é pra falar sério, a gente fala.
Mas quando é pra se divertir...
A gente cai no bagaço!
Yuhuuuuuuuuuuu
Vai bombar!
:^p
domingo, 31 de agosto de 2008
Não perca o semestre ou sua vaga!
A Câmara de Graduação, PROGRAD, decidiu que estudantes sem a devida matrícula nos componentes curriculares ficarão sem notas!
Então prestem atenção se vocês estão realmente matriculados no sigaa nas disciplinas que têm freqüentado no semestre.
Se for o caso de você não estar matriculado no sigaa, você tem até o decurso de 25% (vinte e cinco por cento) do corrente período para procurar a Coordenação do Curso e visar sua regularização através do devido processo de matrícula fora de prazo, encaminhado à Câmara de Graduação.
Se sua matrícula fora de prazo for deferida pela Câmara, imprima seu Atestado de Matrícula no sigaa para a devida comprovação e, assim, levar ao seu docente para que imprima novo diário de classe constando o seu nome.
É vedado ao professor colocar por conta própria o nome de aluno com matrícula irregular no diário, pois é terminantemente proibido a tal aluno, nessa situação, freqüentar a sala de aula, fazer avaliações ou qualquer atividade acadêmica da disciplina.
Se você ainda tiver a coragem de se arriscar a freqüentar as aulas, fazer provas sem estar realmente matriculado e pedir a efetivação da nota, saiba que o caso vai parar no Gabinete do Reitor para apuração das responsabilidades com posterior abertura de Processo Administrativo Disciplinar, ficando os infratores sujeitos (você!) às sanções previstas no Regimento Geral da UFRN e na legislação pertinente (por não ter se matriculado, você perde o vínculo com o curso e, consequentemente, o semestre e a vaga; só passando no vestibular de novo)!
Seleção de novos membros para a Liga de Neuropsiquiatria.
Mas aew galerinha, vocês sabem o que são ligas acadêmicas? Como funcionam? Já pensaram em participar de alguma e não sabem como? Então prestem atenção! Serei mais claro e objetivo que o Pamela da bioquímica...
Ligas acadêmicas são grupos de estudo e de pesquisa fundadas, geralmente, por iniciativa de estudantes com interesses em comum por determinado assunto. Os membros se reúnem regularmente para discutir artigos, estudar e compartilhar informações sobre o tema. Algumas ligas têm até sede própria. Um professor (ou mais) atua como orientador dos trabalhos. As ligas são cadastradas ou na PROGRAD (Pró Reitoria de Graduação) ou na PROEX (Pró Reitoria de Extensão). Aos mercenários: as atividades da liga contam como horas extracurriculares. Mas o maior objetivo da liga é este: fomentar a pesquisa e extensão universitária, despertando nos alunos o interesse pelo estudo e pelo trabalho na sociedade. Através das ligas você pode participar de eventos e publicar trabalhos.
Geralmente, só os próprios membros sabem da existência e atividades da liga!oO
Ligas, dependendo dos membros e suas atividades, são meio fechadas. Sorte dos felizardos. Aproveitem a oportunidade!
EDITAL DE SELEÇÃO PARA ADMISSÃO DE MEMBRO EFETIVO
A LNP – Liga de Estudos em Neuropsiquiatria – vem, por meio deste, convocar os interessados no estudo das enfermidades neurológicas e psiquiátricas para o seu Processo Seletivo de 2008. Serão disponibilizadas 05(cinco) vagas de membro efetivo para os acadêmicos que cumprirem os pré-requisitos abaixo:
· Estar matriculado no curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN);
· Ter cursado e sido aprovado na disciplina de Módulo Biológico I.
Inscrições:
· Período: 01/09/08 a 15/09/08.
· O candidato deverá procurar um dos membros da LNP listados abaixo para realizar a inscrição e efetuar no ato o pagamento da taxa de R$ 10,00.
· Quem procurar para fazer a inscrição:
o Rodrigo Mendonça, 10° período; tel: 99049520.
o Júlio César, 7° período; tel: 91161712.
o Lidiane Torres, 6° período; tel: 99650965.
o Hosana Silveira, 6° período; tel: 91331353.
o Ádison Lima, 4° período; tel: 94180749.
o Rafael Góis, 4° período; tel:99759754.
Processo Seletivo:
· O Processo Seletivo se dará no dia 16/09/08, às 17:30 horas, no 5° Subsolo do HUOL, onde o candidato deverá realizar uma prova classificatória;
· A Prova constará de 30 questões objetivas, cada uma com uma única resposta, e uma questão discursiva, onde serão abordados os seguintes assuntos:
- Neuroanatomia e correlações anátomo-clínicas;
- Fisiologia, histologia e embriologia do sistema nervoso.
· O candidato terá no máximo 90 minutos para responder à prova.
· Não serão aceitos pedidos de revisão de prova.
· Em caso de empate, o critério de desempate a ser utilizado será o IRA.
Atenciosamente,
Comissão Organizadora do Processo Seletivo
- LNP -
Natal, 30/08/2008.
Eleita a gestão "Um Passo à Frente, Já Não Estamos no Mesmo Lugar".
As estruturas do curso médico da UFRN serão abaladas. Considere-se um privilegiado. Você será testemunha ocular de alguns dos mais incríveis dias da medicina em nossa universidade. Há alguns dias tivemos um prelúdio: nunca houve eleições tão tumultuadas pela gestão do Centro Acadêmico Nelson Chaves, CANECA. A disputa foi acirrada; o debate foi caloroso; e a campanha – ah, a campanha! – empolgou e, como rastro de pólvora, incendiou os mais entusiásticos corações. Os ânimos mais exaltados ainda estão se recompondo. Foram dias de pura efervescência e agitação acadêmica. O resultado do pleito anuncia novos dias como uma primavera engendra o desabrochar das rosas.
A Gestão “Um Passo à Frente, Já Não Estamos no Mesmo Lugar” tem a honra de anunciar sua vitória nas urnas. A contabilização dos votos ocorreu na última quinta-feira, na sede do CANECA (5ª subsolo do HUOL), e contou com as presenças dos candidatos das chapas e dos membros da atual gestão, além da presença de acadêmicos não inscritos na gestão ou em qualquer chapa. A votação foi expressiva e superou o mínimo exigido de 30% do total de alunos matriculados: 215 votos manifestaram a aprovação do trabalho que vinha sendo feito à frente do Centro Acadêmico pela gestão passada, “Da Luta Não Me Retiro”, e reconheceram na gestão eleita o espírito combativo e atuante que tanto exibiu a gestão anterior, reiterando a necessidade de se continuar a luta por um curso de qualidade e engajado socialmente.
Agradecemos os votos recebidos e reafirmamos nosso compromisso com todos os estudantes. Passamos por um processo delicado no curso, com propostas de mudanças no Projeto Político Pedagógico e na grade curricular, além da criação da Faculdade de Medicina. Braços são necessários e convidamos vocês a compartilharem nossa gestão. Todos, mesmo quem não tenha votado ou que não esteja ocupando algum cargo na gestão, faz parte do Centro Acadêmico e tem direito ao voto e à voz nas reuniões e decisões do CANECA.
Finalmente, queremos agradecer em nome de todos nós, alunos da medicina, o empenho, o carinho e o esmero devotados por Carol e Henrique aos trabalhos do CANECA, encarados como sacerdócio e realizados com dedicação espartana. São pessoas com as quais poderemos contar sempre e que nos inspiram o ânimo necessário para a consecução de nossos sonhos e objetivos.
E ai de ti, professor ausente! Ai de ti, obra inacabada! Ai de ti, formação alienada! Ai de ti, acomodado! A nova gestão vem aí, a nova gestão vem aí!
Não nos retiramos da luta; ao contrário, damos um passo à frente. Amanhã já não estaremos no mesmo lugar!
segunda-feira, 25 de agosto de 2008
PROPOSTAS PARA GESTÃO 2008 - 2009
· Viabilizar xérox para o 5° sub-solo, já que a única disponível encontra-se na biblioteca;
· Tentar viabilizar uma sala de estudos no HUOL, para ter-se onde ficar nos intervalos entre as aulas, que são muitos, já que a reforma da biblioteca setorial se arrasta há mais de um ano;
· Continuar a participação do CANECA nos espaços deliberativos da universidade, como os do novo Projeto Político Pedagógico (PPP) e assim termos como ver melhorias curriculares para os futuros ingressantes no Curso de Medicina da UFRN e ver o que podemos aproveitar desse novo futuro projeto para os alunos já matriculados no curso;
· Nos inserir nos espaços extra-universidade (CMS), locais esses que são decididas questões como a inserção das universidades públicas e particulares na rede de saúde pública;
· Pautar os cenários de prática do curso médico, para sabermos onde podemos e devemos atuar na rede de saúde pública, para assim termos mais argumentos para cobrar nossos direitos;
· Melhor organização e divulgação do inter-períodos, com tabela organizada de jogos e promover uma confraternização ao final do mesmo, para que essa final não se resuma apenas a uma premiação;
· Continuação da organização do Calouradão Medicina e Direito;
· Maior incentivo as práticas de pesquisa e extensão dentro e fora da universidade;
· Ver meios para potencializar o METÁSTASE e o BLOG DO CANECA.
domingo, 24 de agosto de 2008
V Congresso de Hipertensão SBC/DHA
Natal será a sede do V Congresso de Hipertensão da Socidade Brasileira de Cardiologia.
O evento acontecerá de 30 de outubro a 01 de novembro de 2008 no Hotel Blue Tree Pirâmide
Maiores informações no site do evento www.departamentos.cardiol.br/dha/vcongresso
sexta-feira, 22 de agosto de 2008
quarta-feira, 20 de agosto de 2008
Eleições do CANECA - Conheça os candidatos!!!!
COORDENAÇÃO GERAL:
Paulo Tarcísio de Albuquerque Cavalcanti Neto – 4° PERÍODO
Saliciano Alves de Lima - 5° PERÍODO
SECRETARIA GERAL:
Pâmera Medeiros da Costa - 3° PERÍODO
Renata Davin Gomes Parente - 4° PERÍODO
Rafael Gois Campos - 4° PERÍODO
Jocélio Ramalho da Silva - 3° PERÍODO
Michelle Rafaelle Andrade Gurgel - 6° PERÍODO
Raphael Dantas Luz Peixoto - 2° PERÍODO
Amanda Brilhante Freitas - 5° PERÍODO
Augusto da Mota Passos Filho - 3° PERÍODO
Breno Gustavo Rocha Dantas - 4° PERÍODO
Layra Ribeiro de Sousa Leão - 4° PERÍODO
Miguel Rogério de Melo Gurgel Segundo - 4° PERÍODO
Camila Pereira de Carvalho - 3° PERÍODO
Ferdinand Gilbert Saraiva da Silva Maia - 3° PERÍODO
Keiko Macedo Kitayama - 2° PERÍODO
Marcelo Amorim Araújo - 6° PERÍODO
Anderson Fellipe Matos de Souza - 3° PERÍODO
Raimundo Vinicius de Araújo Rêgo - 4° PERÍODO
Raniere Luna e Silva - 4° PERÍODO
COORDENAÇÃO SÓCIO-CULTURAL:
Ana Luiza Braga Brito de Macêdo - 3° PERÍODO
Igor Leonardo Cardoso de Sousa - 3° PERÍODO
Natália Martins Falcão - 3° PERÍODO
COORDENAÇÃO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS:
Ádison Mitre Alves de Lima - 4° PERÍODO
Hosana Aparecida da Costa Silveira - 6° PERÍODO
domingo, 17 de agosto de 2008
Comunicação oficial do CANECA sobre os problemas do internato
O Centro Acadêmico de Medicina Nelson Chaves, conforme discutido em reunião ordinária do dia 14 de agosto, vem manifestar-se a respeito dos graves problemas referentes ao estágio supervisionado (internato) do curso médico da UFRN. Dentre os problemas mais gerais e constantes destacamos:
*Professores ausentes em grande parte das atividades, sejam práticas ou teóricas, dificultando o processo de preceptoria e a supervisão do estágio;
*Em conseqüência do primeiro fato, muitas vezes os médicos residentes acabam fazendo o papel de preceptores, sendo que alguns além de não estarem preparados para tal não querem realizar tal atividade, ficando por vezes os doutorandos desassistidos;
*Quando neste momento as atividades deveriam ser principalmente voltadas para a prática, alguns estágios têm predominantemente atividades teóricas;
*Como no restante do curso, no internato há grande deficiência no treinamento em atenção básica à saúde e medicina de urgência e emergência;
*Ressalta-se ainda a deficiência na área cirúrgica, principalmente nos procedimentos mais básicos;
*Os doutorandos são preteridos em relação aos residentes, tendo que acompanhar muitas vezes as discussões da especialização sem momentos acadêmicos próprios, o que vai em sentido contrário à proposta do curso médico de formação de profissionais generalistas;
*Poucas atividades ambulatoriais de clínica médica;
*Todas estas dificuldades são mais acentuadas no Hospital Universitário Onofre Lopes;
*Dificuldades com os convênios e a preceptoria em outras unidades de saúde como o Hospital Walfredo Gurgel;
É importante ressaltar que tais problemas não estão presentes em todos os estágios, mas têm-se feito regra em estágios de suma importância para a prática médica, notadamente os de medicina clínica, medicina integrada e cirurgia, perfazendo metade da carga horário do internato.
O CANECA vem então demandar providências para que um dos momentos mais relevantes do curso médico não seja negligenciado da forma como está por docentes e discentes, esvaziando-se de sua devida importância.
domingo, 22 de junho de 2008
Vivência em Saúde Mental
A vivência tem como público alvo todos os alunos do curso e como critério de seleção, o acadêmico interessado deverá enviar duas imagens e/ou fotos que representem doença mental e saúde mental,respectivamente e uma redação de no máximo 30 linhas relacionando o tema às imagens. As inscrições vão até a meia noite do dia 30 de junho e para ajudar no processo criativo,estamos enviando, juntamente com a ficha de inscrição, três textos que podem ajudar na elaboração da redação.
Qualquer dúvida, podem entrar em contato pelos e-mails bioaires@gmail.com e gabicarminhola@yahoo.com.br .
E nessa loucura que é o nosso curso, o CANECA deseja a todos um ótimo final de semestre.
quarta-feira, 11 de junho de 2008
VERSUS
amanhã, dia 10 de junho de 2008, começarão as inscrições do VERSUS. As inscrições vão até o dia 17 de Junho e a sleção acontecerá no departamento de Fisioterapia (Natal) no dia 21 de Junho. O período de realização do VERSUS será do dia 11 ao dia 19 Junho na cidade de Santa Cruz/RN e cidades circunvizinhas. Mais Informações vocês podem encontrar no site do Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB): www.huab.ufrn. br .
Espero que, quem for de Natal, se inscreva, pois o curso, vivência no SUS, só acontece duas vezes ao ano, um agora nas férias de Julho e outra em meados de dezembro; e é de grande importância para os estudantes da área da saúde.
O projeto de extensão VERSUS conta com apoio do HUAB e realizado pela PROEX e UFRN.
Abraço a todos
Franklin Learcton
Acadêmico de Enfermagem da UFRN/Santa Cruz
quarta-feira, 4 de junho de 2008
domingo, 1 de junho de 2008
Moção de Apoio da DENEM à manifestação da Biblioteca
João Pessoa, 24 de Maio de 2008.
A Coordenação Regional Nordeste-2 da Direção Executiva Nacional dos
Estudantes de Medicina – DENEM, reunida na Plenária do XIV Encontro Regional dos
Estudantes de medicina Regional NE II, vem por meio desta manifestar seu apoio à
mobilização dos estudantes de medicina, na figura do Centro Acadêmico de Medicina
Nelson Chaves (CANECA), e demais estudantes da área da saúde da Universidade
Federal do Rio Grande do Norte em torno do "aniversário de um ano" da reforma da
biblioteca setorial do Centro de Ciências da Saúde, e que reivindica:
• Aceleramento e conclusão das obras da biblioteca setorial do CCS;
• Criação de um centro de convivência para os estudantes da área da
Saúde;
• Disponibilização de um espaço físico para a implantação de um posto de
venda de passes estudantis no CCS;
• Aceleramento e conclusão das obras no 3º, 4º e 5º subsolos do Hospital
Universitário Onofre Lopes.
Saudações Estudantis,
DENEM - Coordenação Regional NE II 2008
Ramon Rawache Roberta Carneiro
CA XII de Maio UFC CANAL - UFPB
quinta-feira, 29 de maio de 2008
Parabéns pra você...
Mais uma vez pudemos ver que quando estamos unidos conseguimos realizar o que muitos sempre dizem que é melhor deixar de lado, pois com isso só estaríamos arranjando dor de cabeça para nós mesmos. O que se provou que não é verdade!! Continuemos assim, e, caso ocorra uma próxima vez, com um maior numero de estudantes, para mostrarmos que os estudantes tem ciência de seu papel na construção de uma Universidade cada vez melhor.
quarta-feira, 28 de maio de 2008
CARTA ABERTA
À Comunidade Acadêmica da UFRN
O Centro Acadêmico de Medicina Nelson Chaves – CANECA, entidade representativa dos estudantes de medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, vem por meio desta esclarecer os motivos da mobilização realizada em torno da reforma da biblioteca setorial do Centro de Ciências da Saúde.
Há um ano a referida obra se iniciou, tendo como prazo inicial de conclusão o tempo de dois meses. Durante todo este período os estudantes da área da Saúde da UFRN não dispõe de um local adequado para estudar ou, pelo menos, descansar entre uma aula e outra.
Esse também é um outro motivo para a manifestação: apesar de praticamente todos os centros da universidade disporem de um centro de convivência, o CCS não tem nada desse tipo para os estudantes se encontrarem e gozarem de um espaço para descansar, realizar atividades culturais, etc..
Atrelado a isso está o fato de que o CCS não disponibiliza de um local físico para a implantação de um posto de venda de passes estudantis como há no campus central da UFRN.
As reformas encaminhadas pelo CCS tem sido um problema há muito tempo. Há 1 ano e meio iniciaram-se as obras dos 3º, 4º e 5º subsolos do Hospital Universitário Onofre Lopes, área acadêmica sob responsabilidade do centro. Desde então o CANECA encontra-se sem sua sede definitiva, estando provisoriamente alojado em uma sala no 5º subsolo, depois de um ano sem sede. O quinto subsolo, que já foi entregue, alaga com qualquer chuva um pouco mais forte que caia em Natal, impedindo os acadêmicos de terem aula e causando muitos transtornos.
Por essas razões reivindica-se:
Aceleramento e conclusão das obras da biblioteca setorial do CCS;
Criação de um centro de convivência para os estudantes da área da Saúde;
Disponibilização de um espaço físico para a implantação de um posto de venda de passes estudantis no CCS;
Aceleramento e conclusão das obras no 3º, 4º e 5º subsolos do HUOL.
terça-feira, 27 de maio de 2008
Reforma da Biblioteca: Até quando?
· A reforma da biblioteca setorial começou em maio do ano passado e deveria durar dois meses, no entanto perdura até hoje;
· Não existe um prazo para entrega e sempre recebemos falsas esperanças de entrega;
· Desde então nós estudantes do CCS não temos nenhum lugar para podermos estudar;
· Além de não fornecer um local para estudos o CCS é o único centro de todos os campus da UFRN que não possui um centro de convivências, apesar de ser o centro que mais recebe dinheiro de toda a universidade;
· A reforma da biblioteca não é a única a ter atrasos;
· De acordo com pessoas que aqui estudaram na década de 90 as reformas se estendem desde 1994;
· Um outro bom exemplo de atraso pode ser visto na reforma da sala do centro acadêmico de medicina, que como dito, é UMA SALA que está para ser entregue desde o começo do ano passado;
· Outro ponto é o prédio que será anexado ao HUOL que também não tem prazos para entrega.
Então você que é estudante ou funcionário do CCS e sente-se prejudicado por alguns desses pontos acima citados, junte-se a nós e venha comemorar o aniversário de um aninho da reforma da biblioteca!!!
sábado, 17 de maio de 2008
III SIMPÓSIO NACIONAL DE MEDICINA POPULAR E NATURAL
quarta-feira, 16 de abril de 2008
Medicina baseada em evidências: que evidências?
. A revelação foi feita hoje por um artigo na revista "Jama", da Associação Médica Americana.O trabalho, baseado em documentos obtidos a partir de processos sobre o antiinflamató rio Vioxx, oferece uma visão rara e detalhada sobre a prática do "ghostwriting" (autoria-fantasma, em inglês) em estudos médicos publicados em periódicos acadêmicos.O artigo cita um rascunho de um estudo sobre o Vioxx que ainda estava à procura de um pesquisador de renome, identificando o autor principal apenas como "Autor externo?"O Vioxx era uma droga campeã de vendas antes de a Merck retirá-lo do mercado em 2004, após evidências de que ele causou ataques cardíacos. No ano passado, a empresa fez um acordo para pagar US$ 4,85 bilhões a pacientes do Vioxx ou suas famílias que moveram ações contra a multinacional.O autor principal do artigo no "Jama", Joseph Ross, da Escola de Medicina Mount Sinai, em Nova York, disse que olhar de perto os documentos da Merck levanta questões amplas sobre a validade de boa parte das pesquisas publicadas pela indústria porque o "ghostwriting" parece ser disseminado."Isso quase põe em questão toda a pesquisa legítima que é feita pela indústria farmacêutica" , disse Ross, cujo artigo sai na edição de hoje do "Jama" (http://www.jama.com/).A Merck reconheceu que às vezes contrata jornalistas para rascunhar relatórios de pesquisa antes de enviá-los aos médicos cujos nomes acabam aparecendo na publicação. Mas a empresa contestou a conclusão do artigo de que os autores não fazem pesquisa ou análise.E pelo menos um dos médicos cuja pesquisa publicada foi questionada pelo artigo, Stephen Ferris, professor de psiquiatria da Universidade de Nova York, disse que a noção de que o artigo que leva seu nome teve um autor-fantasma é "simplesmente falsa". Ele disse que é "notável" que Ross e seus colegas não tenham feito apuração nenhuma além de vasculhar os documentos da Merck e ler os artigos publicados na literatura médica.Em um editorial hoje, o "Jama" disse que a análise mostrou que a Merck aparentemente manipulara dezenas de publicações para promover o Vioxx. "Está claro que pelo menos alguns dos autores tiveram pouca participação direta", diz o editorial. "E, ainda assim, se deixaram chamar de autores".O editorial convoca os editores de revistas médicas a pedir que cada autor relate sua contribuição específica para os artigos científicos.Embora a influência da indústria sobre artigos científicos já tenha sido questionada antes, os documentos da Merck fornecem a visão mais abrangente até agora da magnitude da prática, segundo outro autor do artigo, David Egilman, da Universidade Brown.Nos processos do caso Vioxx, milhões de documentos da Merck foram fornecidos aos querelantes. Ross e Egilman tiveram acesso a eles porque deram consultoria aos advogados dos querelantes.Ross disse que as preocupações vão muito além da autoria, levantando questões sobre a validade dos testes clínicos nos quais se baseia a pesquisa. "Quem desenhou o teste? Quem fez a análise? Quem interpretou a análise?"Vasculhando os documentos da Merck, Ross e seus colegas desenterraram e-mails e documentos relativos a 96 publicações. Em alguns casos, o departamento de marketing da Merck estava envolvido no planejamento dos manuscritos.
quarta-feira, 9 de abril de 2008
quarta-feira, 2 de abril de 2008
Professora da UFRN participa do programa internacional FAIMER
O programa, desenvolvido e patrocinado pelo Instituto FAIMER (Foudation for Advancement of International Medical Education ande Research), será realizado no estado da Filadélfia, EUA, e tem duração de dois anos.
A participação da professora Elaine vem se somar à dos professores George Dantas e Maria José Vilar, que já participaram do programa, através do Instituto Regional FAIMER Brasil, uma iniciativa da Universidade Federal do Ceará que tem o apoio da Organização Pan-americana de Saúde e do Ministério da Saúde.
A partir de iniciativas como essa, a UFRN vem se estabelecendo como importante núcleo de discussão da Educação Médica no Brasil, o que se reverterá em benefícios para a consolidação do projeto político-pedagógico do Curso de Medicina.
Publicado em AGECOM
domingo, 23 de março de 2008
I Seminário LIVRE pela saúde
20 anos de SUS: A luta pela saúde no Brasil de hoje
De 1° a 4 de Maio de 2008 ocorrerá o I Seminário livre pela saúde, cujo o tema é 20 anos de SUS: A luta pela saúde no Brasil de hoje.
O evento ocorrerá no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, assim como o alojamento para os participantes de outras cidades.
Este seminário está sendo organizado pelo Centro Acadêmico de Medicina Nelson Chaves da UFRN, Centro Acadêmico de Medicina da Universidade Potiguar, REDE - Articulação em saúde e Liga Acadêmica de Saúde da Família, Comunidade e Educação Popular.
Como fazer a inscrição?
Fazer depósito na conta do Banco do Brasil 5919-6 (variação 1) agência 4462-8 (no nome de Luciane Lira) e envio de comprovante de depósito, nome completo, contatos (email, telefone), categoria, instituição/movimento e nome para o crachá para o email seminariolivre@gmail.com. Para evitar transtornos guardem seu comprovante de depósito para caso ser necessário apresentar no dia do credenciamento ( lembrar que às vezes a tinta do comprovante some com o tempo, então é melhor tirar xérox ou imprimir a cópia).
Valor das inscrições:
Até 15 de abril .......... Até o dia do evento
Movimento Social............ R$ 10,00..................... R$ 20,00
Estudante ......................R$ 25,00..................... R$ 35,00
Profissional..................... R$ 50,00.................... R$ 60,00
DÚVIDAS??Entre em contato!!
Como tirar suas dúvidas sobre o seminário? Você pode fazer isso pelo blog www.seminariolivre.blogspot.com . Também pode enviar um email para
seminariolivre@gmail.com
quinta-feira, 13 de março de 2008
I JUCLIRN - I Jornada de Urgências Clínicas do Rio Grande do Norte
EVENTO: I JUCLIRN - I Jornada de Urgências Clínicas do Rio Grande do Norte
DATA: 18 A 20 DE ABRIL DE 2008
LOCAL: CENTRO DE CONVENÇÕES - NATAL,RN
VALOR DA INSCRIÇÃO: R$ 40,00
MAIORES INFORMAÇÕES EM http://www.juclirn.com.br/
PROGRAMAÇÃO:
SEXTA - 18/04
18:00 - Entrega do material
19:00 - Abertura Oficial do Evento
20:00 - Urgências na Cardiologia | Dr. Antonio Fernando
21:00 - Apresentação Cultural
SÁBADO - 19/04
MANHÃ
08:00 - Urgências na Pediatria | Dra Neuma Queiroz & Dra. Anna Christina
09:00 - Urgências na Endocrinologia | Dr. Josivan Lima
10:00 - Coffee Break
10:10 - Urgências na Odontologia | Dr. Sérvulo Medeiros
11:00 - Urgências na Oftalmologia | Dr. Albert Dickson
TARDE 14:00 - Urgências em Queimados | Dra. Raquel Diê 15:00 - Urgências na Ginecologia e Obstetrícia | Dra. Ana Cristina
16:00 - 18:00 - Apresentação de Trabalhos Cientìficos
DOMINGO 20/04
08:00 - 09:00 - Apresentação de Trabalhos Científicos
09:00 - 09:50 - Aspectos Legais Envolvendo o Atendimento de Urgência | Dr.Ricardo Reis (advogado)
09:50 - Coffee Break
10:00 - Urgências em Traumatologia | Dr.Narcísio Nascimento
11:00 - Urgências em Infectologia | Dr. Luiz Alberto Carneiro Marinho
12:00 - Encerramento e Premiação dos melhores trabalhos
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008
III FÓRUM ESTUDANTIL DE SAÚDE PÚBLICA
domingo, 17 de fevereiro de 2008
Reunião de Regional em Natal: participe você também!
Reunião de Regional? O que é isso?
São reuniões que congregam os estudantes de Medicina dos estados de PE, PB, RN, CE e PI, que compõem a Regional Nordeste-2 da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM). Dessa vez, a reunião está sendo organizada pelo CANECA e pelo CA da UnP.
E o que se discute nela?
Isso depende da pauta de cada reunião, o que por sua vez varia de acordo com o planejamento da DENEM para cada ano e com as necessidades da Regional a cada momento. Nesta reunião serão discutidos, entre outros pontos, o planejamento da Regional, a proposta de programação do EREM - João Pessoa apresentada pelo Centro Acadêmico Napoleão Laureano (CANAL-UFPB), além de um momento formativo em que será abordada a questão da Reforma Psiquiátrica.
E quando e onde será essa reunião?
Vai ser aqui em Natal, no ginásio grande da UFRN (perto do Restaurante Universitário e do Departamento de Enfermagem), nesta semana, sexta (noite) sábado e domingo (22, 23, 24/02).
E eu posso participar?
Claro! Com certeza! Esse é um espaço aberto a todos os estudantes de Medicina da nossa Regional, logo ele é seu também. Todos vocês são bem vindos!!!
Centro Acadêmico de Medicina Nelson Chaves - CANECA
Gestão 2007/2008: Da Luta não me retiro
segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008
Pró-saúde
O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e o Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Educação Superior (SESU) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), lançaram, em novembro de 2005, o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde). A proposta formulada levou em conta as Diretrizes Curriculares Nacionais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação para as profissões de saúde, bem como o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
A centralidade dos trabalhadores de saúde para a promoção, proteção e recuperação da saúde e produção dos cuidados, gera como corolário a necessidade de transformações no processo de formação profissional. O Ministério da Saúde está convencido de que o investimento em adequação da rede física, de tecnologia, de medicamentos e de insumos é em vão, se os profissionais de saúde não apostarem no SUS. Constitui desafio permanente, portanto, o reforço de uma robusta articulação entre as instituições formadoras e o serviço. Há que se corrigir o descompasso entre a orientação da formação dos profissionais de saúde e os princípios, as diretrizes e as necessidades do SUS. Desta forma, o Pró-Saúde visa incentivar a transformação do processo de formação, geração de conhecimento e prestação de serviços à população para abordagem integral do processo saúde-doença. Tem como eixo central a integração ensino-serviço, com a conseqüente inserção dos estudantes no cenário real de práticas que é a Rede SUS, com ênfase na atenção básica, desde o início de sua formação.
A preponderância da rede básica não elimina os níveis mais complexos, sendo que as linhas de cuidado (da promoção à recuperação) representam a estratégia do SUS para enfrentar o enorme desafio de otimizar os recursos disponíveis nesta proposta ousada que é um sistema universal e equânime. Desse modo, os processos formativos devem considerar o acelerado ritmo de evolução do conhecimento, as mudanças do processo de trabalho em saúde, as transformações nos aspectos demográficos e epidemiológicos, tendo em perspectiva o equilíbrio entre excelência técnica e relevância social. Espera-se formar cidadãos-profissionais críticos e reflexivos, com conhecimentos, habilidades e atitudes que os tornem aptos a atuarem em um sistema de saúde qualificado e integrado. Com o objetivo de contribuir para o processo de implementação do programa em âmbito nacional, os Ministérios da Saúde e da Educação, valendo-se da cooperação da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), assumiram o compromisso de apoiar técnica e financeiramente os cursos que decidissem por enfrentar os processos de mudanças. Colateralmente há grande interesse por parte do governo brasileiro e da OPAS, em aproveitar as potencialidades desse programa nacional para promover e estimular o intercâmbio de experiências a partir de iniciativas similares em outros países ou, ainda, para motivar decisões políticas e encaminhamentos que apontem para as necessárias mudanças do processo de formação de profissionais de saúde nesses diferentes contextos.
Assim, apresentamos esta publicação que contempla os três eixos do Pró-Saúde – Orientação Teórica, Cenários de Prática e Orientação Pedagógica - incluindo, nesta fase, aspectos referentes ao desenvolvimento e à avaliação dos projetos financiados. O Pró-Saúde entra, assim, em uma etapa que permitirá aceleração e redirecionamento, por meio de subsídios para seus processos de auto-avaliação e troca de experiências em seminários regionais, nacionais e internacionais. Esta é a maior e mais consistente iniciativa de mudança de ensino em curso no mundo, mas estamos fazendo isso movido pela convicção de que o SUS precisa de profissionais conscientes e motivados para seguirem adiante.
Dessa forma, o Pró-Saúde visa incentivar a transformação do processo de formação, geração de conhecimento e prestação de serviços à população para abordagem integral do processo saúde-doença. Tem como eixo central a integração ensino-serviço, com conseqüente inserção dos estudantes no cenário real de práticas que é o SUS, com ênfase na atenção básica, desde o início de sua formação
Com o objetivo de contribuir para o processo de implementação do programa em âmbito nacional, os Ministérios da Saúde e da Educação, valendo se da cooperação da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), assumiram o compromisso de apoiar técnica e financeiramente os cursos que decidissem por enfrentar os processos de mudanças.
Após o envio dos projetos, os cursos de Enfermagem e Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte foram contemplados pelo Pró-Saúde. Contudo, apesar dos recursos estarem disponíveis desde janeiro de 2007, só puderam ser utilizado a partir de julho do mesmo ano. Conseqüentemente, houve um atraso no começo da execução do Programa.
Atualmente, no primeiro momento, estão sendo realizado Oficinas de Sensibilização nas Unidades de Saúde de Natal (Passo da Pátria, Guarita, Felipe Camarão Básica e Mista, Brasília Teimosa, Aparecida e Centro Clínico da Ribeira) e de municípios do Estado (Lajes Pintadas, Japí, Tangará, São Paulo do Potengi, Serra Caiada e Santa Cruz). As Oficinas têm como finalidade o esclarecimento e apresentação do Pró-Saúde para os profissionais dos serviços. Esses eventos acontecem desde o mês de outubro de 2007 e durarão até o início de 2008, inclusive com outras localidades que ainda não foram visitadas.
Posteriormente, haverá o diálogo entre a Universidade, profissionais dos serviços, gestores e usuários para identificar as Unidades que serão contempladas pelo Programa.
Coordenador Local do Pro - Saúde: Prof. Ivanildo Cortez
domingo, 10 de fevereiro de 2008
II Fórum Internacional de Saúde Mental e Direitos Humanos
II Fórum Internacional de Saúde Mental e Direitos Humanos
Rio de Janeiro – 22 à 25 de Maio de 2008
Local: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
O II Fórum Internacional de Saúde Mental e Direitos Humanos será realizado no período de 22 a 25 de maio de 2008, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, cidade do Rio de Janeiro.
O I Fórum ocorreu durante o V Congresso Internacional de Saúde Mental e Direitos Humanos promovido pela Universidad Popular Madres de Plaza de Mayo em novembro de 2006 em Buenos Aires. Este Congresso é um dos desdobramentos de uma luta que teve início na época da ditadura militar na Argentina quando as mães de jovens desaparecidos resolveram se unir e lutar pelo aparecimento com vida de seus filhos e filhas.
A proposta é que o Fórum seja itinerante e que possa circular por vários paises e envolver vários atores e experiências a favor da solidariedade e inclusão social das pessoas em sofrimento mental e de luta contra as mais
Pretende-se no II Fórum Internacional de Saúde Mental e Direitos Humanos dar continuidade a esse importante espaço de resistência, desenvolvendo diversas atividades onde possamos socializar experiências e potencializar ações.
O II Fórum se constitui como um espaço onde acontecerão debates e encontros que potencializarão as possibilidades de transformação, criação e crítica de diferentes sujeitos dentro do campo da Saúde Mental e dos
COORDENAÇÃO:
Movimento Nacional de Luta Antimanicomial
Associación Madres da Plaza de Mayo (AMPM)
Movimento Nacional de Direitos Humanos
Movimento Nacional dos Direitos Humanos
APOIO ADMINISTRATIVO E SECRETARIA:
Laboratório de Estudos e Pesquisa em Saúde Mental (LAPS / ENSP / FIOCRUZ)
ENTIDADES QUE JÁ CONFIRMARAM O APOIO:
Abrasco