domingo, 21 de setembro de 2008

Convênio Walfredo-UFRN

Manifestação realizada pelo Centro Acadêmico em reunião com a Comissão Avaliadora do Curso, acerca da deficiência que há em certos pontos de nossa formação, chegou aos ouvidos do Reitor e culminou em reunião entre Ele e o Secretário de Saúde do Estado tendo como pauta principal a renegociação do Convênio entre a UFRN e o Walfredo Gurgel.

A necessidade de uma formação geral em Urgência e Emergência não nos permite subutilizar um espaço de referência já tão rico em pessoal qualificado e em tecnologias. Se somará a isso a já iniciada construção da Urgência referenciada em cardiologia e neurologia no HUOL.

Na última sexta-feira, 19 de Setembro, uma comissão do CANECA e o Coordenador do Curso foram ao WG para ouvir dos doutorandos e estagiários em que pontos a Universidade poderia investir no hospital para a construção de uma Instância de Ensino e Pesquisa no Complexo, desenvolvendo as potencialidades do espaço. Os primeiros direcionamentos já foram tirados a partir daí.

O próximo passo será a regularização do WG enquanto hospital de ensino, o que aumentará suas receitas por procedimento realizado, permitindo um melhor investimento com retorno para os estudantes. As negociações com o diretor do hospital devem se iniciar esta semana.

Apesar disso, segundo George, a partir de 2009.1, já teremos o internato em Urgência e Emergência no complexo. Para tanto, ao menos 3 professores para a área serão contratados até o final do ano.

É importante ressaltar, no entanto, que a colaboração discente no processo é fundamental. Que não se espere que o internato já se dê de modo ideal desde o primeiro momento. Problemas existirão, ao menos inicialmente, tanto em estrutura, quanto em resistência de certos profissionais. A construção de um espaço de ensino de alta qualidade depende primariamente do protagonismo de cada um de nós.

Um comentário:

Unknown disse...

aqui vai uma crítica construtiva: "george" não pega muito bem. Ele é o coordenador do curso, doutor (por titulação mesmo e não por qualquer outro motivo). Portanto, quando citar, é melhor colocar "Dr. George" ou " o coordenador do curso de medicina, George Dantas". Afinal, nem todo mundo é amigo de infância dele.