domingo, 10 de fevereiro de 2008

II Fórum Internacional de Saúde Mental e Direitos Humanos


II Fórum Internacional de Saúde Mental e Direitos Humanos

Rio de Janeiro – 22 à 25 de Maio de 2008

Local: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)


O II Fórum Internacional de Saúde Mental e Direitos Humanos será realizado no período de 22 a 25 de maio de 2008, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, cidade do Rio de Janeiro.

O I Fórum ocorreu durante o V Congresso Internacional de Saúde Mental e Direitos Humanos promovido pela Universidad Popular Madres de Plaza de Mayo em novembro de 2006 em Buenos Aires. Este Congresso é um dos desdobramentos de uma luta que teve início na época da ditadura militar na Argentina quando as mães de jovens desaparecidos resolveram se unir e lutar pelo aparecimento com vida de seus filhos e filhas.

A proposta é que o Fórum seja itinerante e que possa circular por vários paises e envolver vários atores e experiências a favor da solidariedade e inclusão social das pessoas em sofrimento mental e de luta contra as mais variadas formas de opressão e injustiça. O Brasil foi então escolhido para sediar o próximo Fórum, pela sua tradição em lutas como esta e por ter movimentos sociais bastante fortes e atuantes como, por exemplo, o Movimento Nacional de Luta Antimanicomial.

Pretende-se no II Fórum Internacional de Saúde Mental e Direitos Humanos dar continuidade a esse importante espaço de resistência, desenvolvendo diversas atividades onde possamos socializar experiências e potencializar ações.

O II Fórum se constitui como um espaço onde acontecerão debates e encontros que potencializarão as possibilidades de transformação, criação e crítica de diferentes sujeitos dentro do campo da Saúde Mental e dos Direitos Humanos.

COORDENAÇÃO:
Movimento Nacional de Luta Antimanicomial
Associación Madres da Plaza de Mayo (AMPM)

Movimento Nacional de Direitos Humanos
Movimento Nacional dos Direitos Humanos

APOIO ADMINISTRATIVO E SECRETARIA:
Laboratório de Estudos e Pesquisa em Saúde Mental (LAPS / ENSP / FIOCRUZ)

ENTIDADES QUE JÁ CONFIRMARAM O APOIO:
Abrasco , Fiocruz, UERJ, CRP - Rio, Crefito 2, Centro Teatro do Oprimido (CTO – RJ), Espaço Antonin Artaud, Cress, Ministério da Saúde, Ministério da Cultura
, Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro

Nenhum comentário: