quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

IV Encontro Estadual ANEPS

NÚCLEO DA ARTICULAÇÃO NACIONAL DE MOVIMENTOS E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO POPULAR E SAÚDE DO RN
Sede Provisória: Serviço de Assistência Rural – SAR
AV FLORIANO PEIXOTO, 674 – TIROL – NATAL/RN 59.020-500

(84) 3615 2800 – Email: aneps-rn@grupos.
com.br

CARTA CONVITE


A ANEPS-RN, Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde, tem como objetivo ampliar e fortalecer a participação dos movimentos sociais e populares e as práticas de saúde, com vistas à melhoria do atendimento da saúde da população. A ANEPS é hoje uma realidade em todo o Brasil, e, aqui em nosso Estado , iniciamos a caminhada em março de 2004. Desde então, muitas entidades vêm colaborando na realização de ações que visam a concretização do objetivo proposto pela articulação.

Nesse momento, sentimos necessidade de conviver e experimentar as práticas de saúde vivenciadas na roda, bem como de conversarmos sobre perspectivas de fortalecimento da ANEPS, aqui no RN. Para tanto, estaremos realizando o IV Encontro Estadual, cujo tema será "Práticas de saúde e os princípios da educação popular no cotidiano", que acontecerá no dia 19 de dezembro de 2007, no anfiteatro da UNP- Universidade Potiguar, Av. Senador Salgado Filho, 1610, Bairro de Lagoa Seca, próximo ao Supermercado Nordestão.

Conforme programação anexa, o encontro será composto por apresentações culturais, entre elas, o grupo "Viva e reviva o Pastoril", de Serra de São Bento", pela realização e reflexão de práticas coletivas utilizadas no contexto da saúde, como as danças circulares, rodas de conversa e vivência da massagem terapêutica.

O IV Encontro Estadual da ANEPS contará com a participação de atores dos movimentos sociais e populares, e pessoas que realizam práticas populares de saúde, sendo 04 representantes para cada uma das sete regiões do Estado, quais sejam: região Natal e Grande Natal, Agreste, Mato Grande, Trairi, Seridó, Médio-oeste e Alto-oeste. Como forma de garantir a representivadade de todos os segmentos que fazem a ANEPS, estamos recomendando que as 04 vagas destinadas a cada região, sejam assim distribuídas:

-
02 educadores em saúde + 01 movimento popular + 01 prática popular de saúde (rezadeira ou rezador, parteira, raizeiro ou raizeira, benzendeira, curandeiro ou curandeira etc.).
- 02 representantes de instituições e movimentos sociais e populares.


Por favor, confirme a participação de sua região até o dia 10 de dezembro, pelos telefones:


(84) 3615–2800 (Verônica/SAR) ; (84) 3232 2579/ 2980 (Lúcia de Fátima/ SESAP);

por e-mail: anepsrn@grupos. com.br; mariaveronicaavelin o@yahoo.com. br; valquiriarn@ yahoo.com. br


A não confirmação de sua presença, até a data acima citada, dar a liberdade de preenchermos a vaga com outros representantes que estão na lista de espera.


Queremos lembrar, ainda, que a alimentação do encontro será de responsabilidade da ANEPS e Secretaria Municipal de saúde, sendo o custo de transporte incumbência das regiões.


Obs.: Estamos pedindo a sua colaboração para o lanche solidário do encontro. Você poderá trazer qualquer tipo de alimento para compor a nossa mesa. Avise-nos, com antecedência, o que você poderá trazer.


Agradecemos antecipadamente a sua colaboração e atenção.

NÚCLEO DE ARTICULAÇÃO DA ANEPS-RN

PROGRAMAÇÃO

IV ENCONTRO ESTADUAL DA ANEPS-RN

DATA: 19/12/2007

LOCAL: Anfiteatro da UNP- Universidade Potiguar
Av. Senador Salgado Filho, 1610, Bairro Lagoa Seca

Natal/RN

Próximo ao Supermercado Nordestão

Manhã
8h00 – Acolhimento

8h30 – Apresentação Cultural (Grupo Viva e Reviva o Pastoril – Serra de São Bento)

8h45 – Objetivo do Encontro e programação

9h00 – Lanche

9h30 – Dança circular

10h00 – Roda de conversa sobre "Práticas de saúde e os princípios da educação popular no cotidiano".

12h00 – Vivência massagem terapêutica

12h30 – Almoço

Tarde
13h30 – Apresentação Cultural (Grupo Viva e Reviva o Pastoril – Serra de São Bento)
13h45 – Dinâmica de integração
14h00 – Roda de conversa sobre "Práticas populares e promoção de saúde".
14h30 – Poesia (poetisa Aldine – Serra de São Bento)
14h45 – Perspectivas e fortalecimento da ANEPS no RN.
15h45 – Lanche

16h00 – Apresentação Cultural e encerramento

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Carta sobre TCC

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
COMISSÃO ORGANIZADORA DO IV FÓRUM NATALENSE DOS ESTUDANTES DE MEDICINA

Natal, 10 de dezembro de 2007.

A comissão organizadora do IV Fórum Natalense dos Estudantes de Medicina (FONEM) vem, por meio desta, esclarecer aos estudantes e a quem mais interessar algumas questões importantes necessárias para o bom entendimento de fatos relativos ao FONEM e à apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) neste evento, elucidando alguns pontos conturbados que repercutiram negativamente nos últimos meses.

Através do Fórum Natalense dos Estudantes de Medicina (FONEM), organizado semestralmente a partir de 2006.1, com o apoio do Grupo de Educação Tutorial (PET – Medicina) a partir da segunda edição, o Centro Acadêmico de Medicina Nelson Chaves – CANECA vem criando espaços para a apresentação dos TCCs para os estudantes do 8º período do curso, por entender sua importância para a nossa formação, apesar de não ser de sua responsabilidade tal atividade.

Entretanto, na última edição, o IV FONEM, realizado em setembro do corrente ano, a comissão organizadora, formada por estudantes do PET e do CANECA, decidiu modificar o espaço para apresentação dos trabalhos científicos, que era destinada exclusivamente aos TCCs, permitindo a inscrição de trabalhos de tema livre, não sendo mais o momento oficial de avaliação dos TCCs. A decisão foi tomada em votação, tendo o apoio da maioria, baseada no fato de que, no III FONEM, realizado em abril de 2007, não houve o esperado compromisso e interesse dos apresentadores de TCC com a Comissão Organizadora, nem com os professores avaliadores dos trabalhos, alguns dos quais chegando a esperar mais de trinta minutos por um apresentador atrasado. Na realidade os problemas começaram já no II FONEM, quando, há poucos dias de começar o evento, recebemos a informação de que os trabalhos não seriam apresentados, prejudicando nossa programação, a qual teve de ser remodelada de véspera com outras atividades.

A Comissão Organizadora sempre buscou de diversas formas viabilizar a apresentação dos trabalhos de conclusão durante o FONEM, conseguindo aparelhos de data show e disponibilizando toda a infra-estrutura necessária para a atividade, sem poder, entretanto alterar a metodologia de tal evento, uma atividade curricular. Recentemente, tornou-se ainda mais difícil a aquisição dos data show, já que passou a ser necessário o nome de um professor para consegui-los, e o FONEM é totalmente organizado por acadêmicos. Além disso, estimular os trabalhos de tema livre é mais uma forma de impulsionar a produção científica dos nossos acadêmicos, ampliado-a, e não limitado-a apenas ao TCC.

O espaço não foi negado aos TCCs, apenas não sendo mais o momento de avaliação e apresentação final dos mesmos, como atividade curricular obrigatória. Qualquer estudante poderia inscrever o seu trabalho de conclusão para ser apresentado juntamente aos outros de tema livre. Como não houve inscrições e, nem o CANECA, nem o PET, têm o poder de entusiasmar os estudantes a apresentarem seus trabalhos científicos, muitos dos quais os vêem como uma mera obrigação curricular, não houve apresentação de TCC na quarta edição do FONEM (embora vinte e um trabalhos de tema livre tenham sido inscritos), o que repercutiu negativamente em todo o curso, recebendo o CANECA, a culpa por tal acontecimento, o que não se sustenta, devido aos motivos acima esclarecidos.

Atenciosamente,

Eduardo Queiroz da Cunha

Francisco Jakson B. Cavalcanti
Henrique G. Dantas de Medeiros
Igor Rafael M. dos Santos
Lílian Vital Pinheiro
Marcelo Amorim Araújo
Marília de Almeida Cardoso
Milena da Costa Batista
Mirella Alves da Cunha
Saliciano Alves de Lima
Ana Carolina de S. Pieretti
Anna Carolina Batista
José Medeiros N. Filho

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

I COPAMED



VEM AÍ!!

I COPAMED!! Dia 15 de Dezembro (Neste Sábado!)
com TRIO SANTA MARIA & PAGODE MANIA DE SAMBA

Local: SOCIETY SOCCER CLUB
Com Feijoada FREE!
E Cerveja por apenas 1,50!!!
Uma ótima estrutura, Forró e Pagode de primeira e muita gente bonita!


A partir das 13h!
(O torneio começa as 8h)
Senhas antecipadas com comissários por apenas 10 reais!!
(Atletas: 15 reais)

obs.: LEVE UM BRINQUEDO. Parte da renda e os brinquedos serão doados para o 'Natal do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL)'.
Divirta-se e Ajude quem Precisa!


Informações: 91447019/99759754
Organização: CANECA
I COPAMED!! Você não pode perder!!

domingo, 9 de dezembro de 2007

Apresentação do TCC dos 8º e 9º períodos

Como todos sabem, seguindo as recomendações das diretrizes curriculares, o nosso projeto pedagógico inclui a apresentação de um trabalho científico, previamente à entrada no internato. É muito importante a participação dos demais estudantes, que poderão prestigiar os trabalhos dos colegas e conhecerem os orientadores e linhas de pesquisa.

EVENTO: apresentação dos trabalhos científicos das turmas que estão concluindo o 8º e 9º períodos.
LOCAL: salas do 5º subsolo.
DATA: 11/12 (próxima terça-feira) a partir das 9:00h.

Prof. George Dantas
(pela Comissão de Pesquisa do Curso de Medicina da UFRN)

sábado, 8 de dezembro de 2007

Site do PET Medicina

Atenção, a partir de hoje está no ar o site do Grupo PET Medicina UFRN no endereço:
www.pet.ufrn.br/medicina

Lá você poderá conferir como funciona o grupo, quais são as atividades, fotos das atividades já promovidas, além de saber o que está acontecendo.

Há um calendário onde serão postados os principais congressos na área médica e afins, além de serem divulgadas notícias importantes das mais diversas áreas.

Outra novidade é que qualquer estudante pode ser colunista do site, basta se cadastrar e você terá espaço para divulgar textos e artigos dos mais diversos assuntos, além de publicar sobre eventos acadêmicos ou não que acontecerão.

Enfim, é um espaço aberto a toda comunidade acadêmica, de modo que sejam disponibilizadas informações que contribuam de maneira efetiva para o processo de formação de todos.
Um grande abraço.

PET Medicina UFRN

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Concurso para estagiário voluntário do Hospital Giselda Trigueiro

Estão abertas as incrições para o concurso de estagiário voluntário do Hospital Giselda Trigueiro que se realizará no dia 16 de dezembro de 2007 (domingo), às 9:00hs no quinto subsolo do HUOL.

As inscrições deverão ser feitas na secretaria do HGT com Vanusa, de 03 a 13 de dezembro no horário comercial das 8:00 às 12:00 horas e das 14:00 às 17:00 horas. A taxa de inscrição será de R$ 15,00.

OBS: Os interessados deverão já ter concluído a disciplina de Infectologia
Maiores informações com Sinara Figueiredo, 7º P sinara_figueiredo@yahoo.com.br

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Vivência em Saúde Mental


A Vivência em saúde mental é um projeto de extensão realizado semestralmente com o intuito de levar o aluno a conhecer diversos serviços como CAPS ( Centro de Apoio Psicossocial), residência terapêutica, Hospital João Machado. Além de promover momentos de discussão e reflexão sobre a importância de se ter um conhecimento sobre saúde mental.

As inscrições para a terceira edição da Vivência estão abertas até o dia 30 de novembro. E será realizada no período de 10 a 15 de dezembro. Todos, desde o primeiro ao oitavo período, podem se inscrever. A seleção consta de uma redação e três perguntas, que devem ser mandados para os emails de Carol Pieretti (lilith_heva@yahoo.com.br) e Henrique Gonçalves (henriquegdantas@yahoo.com.br). Mais informações podem ser obtidas nos emails das turmas.

Michelle Gurgel (4ºperíodo)

sábado, 17 de novembro de 2007

CONTAGIARTE: Venha se contagiar também!


O Programa de Educação Tutorial – PET Medicina convida os estudantes a participar do seu projeto de extensão, o ContagiArte. Este surgiu a partir da busca pela humanização da assistência à saúde, através da utilização de recursos ligados à arte, nas suas diferentes formas de expressão, proporcionando também uma formação acadêmica diferenciada, visando provocar melhoria das práticas de saúde, conforme preconiza o Programa Nacional de Humanização proposto pelo SUS e o Projeto Político Pedagógico do Curso de Medicina da UFRN.

As atividades procuram levar a música ao ambiente hospitalar (UTI’s, enfermarias, salas de hemodiálise, ambulatórios, etc.) e trabalhar com oficina de literatura infantil, visando, dessa forma, humanizar o tratamento e contribuir com o processo terapêutico, através da melhoria da ambiência. Assim, serão realizadas visitas periódicas ao complexo hospitalar da UFRN com o objetivo de estreitar laços entre pacientes e acadêmicos da Universidade, além de provocar sobre os profissionais de saúde a sensibilização e compreensão da relevante contribuição dessas ações.

Quem estiver interessado em participar fique atento, pois em breve estaremos divulgando nossas reuniões e atividades por e-mail! Qualquer dúvida escreva para nosso endereço www.petmedufrn@gmail.com .

Henrique Gonçalves Dantas de Medeiros

PET Medicina UFRN

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

II Fórum de prevenção e combate ao câncer infanto-juvenil



Ocorrerá dias 22 e 23 de novembro, na Casa de Apoio a Criança com Câncer Durval Paiva. As incrições são feitas no próprio local, e consistem de 1kg de alimento não perecível.

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Inscrições VER-SUS


Estão abertas as inscrições até sexta feira, 16/11, para mais uma Vivência e Estágio na Realidade do SUS – VER-SUS. Esse projeto, que está na sua quarta edição, acontece sempre nas férias entre os períodos. O próximo será agora entre 7 e 12 de Dezembro.

Os participantes ficarão hospedados durante esse período em Santa Cruz, no Hospital Ana Bezerra, onde ocorrerão as atividades da Vivência.

Os interessados devem se inscrever para a seleção pelo site www.huab.ufrn.br

O processo seletivo será já na próxima semana, dias 22 e 23, no departamento de enfermagem, á noite.

domingo, 11 de novembro de 2007

XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia


XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia
VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia

"Epidemiologia na construção da saúde para todos: métodos para um mundo em transformação"


20 a 24 de setembro de 2008

Porto Alegre - Brasil

Data limite para envio de trabalhos:
15/02/2008

Visite o site oficial para maiores informações!


sábado, 10 de novembro de 2007

notícias sobre o ENADE


O CANECA em sua última reunião ordinária decidiu apoiar o boicote que vai ser realizado em várias universidades do país e aqui na UFRN também será apoiado pelos CA´s de enfermagem, fisioterapia, farmácia e serviço social, cursos que foram designado a realizar a prova em 2007.

O que é boicotar?

É ir ao local de prova e assinar a lista entregando a prova em branco, pois quem não comparecer corre o risco de não receber seu diploma,

Por que boicotar ?

O ENADE promove o ranqueamento das universidades a partir do desempenho dos estudantes. Sendo que inicialmente, quando o Enade surgiu, foi dito que as notas dos cursos não seriam divulgadas... Será que dá pra avaliar o curso de medicina só através de nossas notas em uma prova? E a pesquisa? A estrutura? A extensão?

O ENADE é obrigatório, o estudante que for selecionado tem que comparecer à prova sob risco de não ter seu diploma ao final do curso.

O ENADE desconsidera as peculiaridades regionais e de currículos, sendo feita a mesma prova no Brasil inteiro, para os ingressantes e concluintes. Será que a epidemiologia diferente das doenças em Natal, Porto Alegre e Manaus não devem ser levadas em conta na avaliação? Será que a forma diferente de inserção do estudante nas clínicas e nos serviços também não influencia o processo de aprendizagem?

Mitos sobre o ENADE:

Sua nota NÃO aparecerá no histórico escolar.

Sua nota NÃO será divulgada.

Seu diploma NÃO será retido se você boicotar a prova, desde que compareça para assinar a lista.

Mas antes de qualquer coisa, o que é o ENADE, afinal ?!

“O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. O Enade é realizado por amostragem e a participação no Exame constará no histórico escolar do estudante ou, quando for o caso, sua dispensa pelo MEC. O Inep/MEC constitui a amostra dos participantes a partir da inscrição, na própria instituição de ensino superior, dos alunos habilitados a fazer a prova.” Fonte: http://www.inep.gov.br/superior/enade/enade_oquee.htm


Aos alunos de Medicina que farão a prova, segue as seguintes informações:

DATA: 11/11/2007 (domingo)

LOCAL: E. E. PROF. FRANCISCO IVO CAVALCANTI

AV. CORONEL ESTEVAM, S/N DIX-SEPT ROSADO, NATAL RN

ABERTURA DOS PORTÕES: 11:15H (12:15H no horário de Brasília)

FECHAMENTO DOS PORTÕES: 12:00H (13:00H no horário de Brasília)

ALUNOS DE MEDICINA – UFRN QUE FARÃO A PROVA: 2º período (2), 3º período (46), 4 período (40), concluintes

Obs.: Quem não recebeu o cartão de informações pelo correio: levar carteira de identidade. A caneta esferográfica é de tinta PRETA.

Para ler mais sobre o ENADE, acesse os seguintes links:

Site do ENADE

Perguntas freqüentes sobre o ENADE

Panfleto sobre o boicote

Download de texto sobre o boicote

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

I Encontro Interdisciplinar de Neurologia Infantil e Saúde




UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
PRÓ-REITORIA DE EXTENSĂO
23 e 24 de novembro de 2007
Local: Auditório do Departamento de Enfermagem da UFRN


COORDENAÇĂO
Profa. Dra. Áurea Nogueira de Melo
(Departamento de Pediatria - UFRN)



REALIZAÇÃO

Pró-Reitora de Extensão - UFRN
Departamento de Pediatria - UFRN
Setor de Neurologia Infantil - HOSPED



INFORMAÇÕES

www.cchla.ufrn.br/geps/neuro
e-mail: encontroneurologiaesaude@yahoo.com.br

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

"Sicko" - sessão de filme hoje (07/11) na Associação Médica


Hoje, dia 07/11, o Medicine PET exibirá o documentário Sicko, de Michael Moore.
A sessão será as 18h na Associção Médica do RN e desde já todos estão convidados!

Sinopse do filme:

O documentário foi inspirado nos homens que participaram do resgate às vítimas do 11 de setembro de 2001. No filme, ele afirma que o sistema de saúde americano não reconhece os danos prejudicados aos que trabalharam no atentado.Para sustentar seus argumentos, Moore faz comparações diretas entre os EUA, a França e o Canadá. Segundo ele, esses países dão valor a saúde de seus cidadãos, tendo uma cobertura universal de seus planos médicos, o que não acontece no governo americano.

Michael Moore definiu seu documentário como "uma comédia sobre as quase 45 milhões de pessoas sem sistema de saúde no país mais rico do mundo", segundo a agência AFP. Para ele, o filme serve para "incitar os americanos a agir".

Além de mostrar imagens chocantes, como a de um homem costurando a própria ferida porque não tem um plano de saúde, Michael Moore também não esconde sua insatisfação com os Estados Unidos quando está frente à imprensa. Durante sua passagem por Cannes em março, ele fez duras críticas a postura do governo de seu país.

"Os Estados Unidos são o único país ocidental a não dispor de cobertura social universal, e o único onde as operadoras de planos de saúde recebem dinheiro público. O objetivo delas não é curar as pessoas, mas maximizar os lucros", disse ele, segundo o jornal Le Monde. O diretor também esclareceu que não fez este filme para polemizar. Sua intenção é promover uma reflexão. "Decidi fazer um filme diferente desta vez. Quis dar um tom diferente e dizer coisas de maneira diferente. Cansei de polemizar e não chegar a lugar nenhum", afirmou.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Comunicado Oficial da SBD/SBEM – Cirurgia Curando o Diabetes?

Comunicado Oficial da Sociedade Brasileira de Diabetes/Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia sobre a reportagem de capa "Cura do Diabetes – a esperança está numa cirurgia" da edição 2032 da revista Veja.

A revista Veja, no seu último número (edição 2032), publicou uma matéria de capa com o título Cura do Diabetes – a esperança está numa cirurgia. A matéria tem causado expectativa positiva nos pacientes com diabetes, devido ao caráter sensacionalista da reportagem.

O conhecimento relacionado ao diabetes está em rápida evolução, o que exige que os profissionais envolvidos na atenção a esta doença mantenham-se atualizados. A compreensão da fisiopatologia é essencial, mas a conduta médica precisa ser determinada pelo seguimento das regras de evidência.

Precisamos de informações que venham de estudos sistemáticos, reprodutíveis e sem conflitos de interesse. A eficácia de qualquer terapia tem que, necessariamente, passar por estes processos. Como entidade científica, a Sociedade Brasileira de Diabetes apóia estudos clínicos bem conduzidos, que possam resultar ou não na melhoria da qualidade de vida dos pacientes acometidos. Mas, somente após os resultados destes estudos e, principalmente, a comprovação da sua reprodutibilidade, é que poderemos indicar novos procedimentos.

A conduta médica deve se basear em ciência e não na experiência de alguns médicos, mesmo que repletos de boa intenção. Este novo procedimento cirúrgico deve seguir todos os trâmites de evidência científica, entre eles: a assinatura dos pacientes em termo de consentimento livre e esclarecido e a aprovação por Comitês de Ética e Pesquisa e concordância por parte das autoridades regulatórias. E, somente após análise criteriosa dos resultados, é que será possível conheceremos qual subgrupo de pacientes poderá se beneficiar.

Espero que a divulgação precoce, a um público leigo, de um procedimento ainda em fase experimental não estimule cirurgias desnecessárias e mal indicadas sob a expectativa de um milagre. Frente a qualquer procedimento cirúrgico sempre é preciso ponderar o risco-benefício, para tanto é necessário que conheçamos bem qual é essa relação.

Dr. Marcos Tambascia
Presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes - Departamento de Diabetes da SBEM

Dr. Ruy Lyra
Presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia


Retirado do site da SBEM.

sábado, 3 de novembro de 2007

Escolhidos os representantes do Colegiado, Consec e Conselho do HUOL.

Nesta quinta-feira última, dia 01/11/07 foram eleitos os representantes do CANECA para as instâncias deliberativas da UFRN, onde os estudantes podem e devem participar, com direito a voz, enquanto os representantes de Centro Acadêmico têm direito a voto.

Para não ficar por fora do que vem sendo discutido sobre nossa faculdade, saiba quem são seus representantes e anote aí os dias e horários das reuniões.


Colegiado do Curso de Medicina da UFRN
DATA: Toda 1ª segunda- feira do mês, às 11h
LOCAL: 2º andar do prédio da Biblioteca do CCS
REPRESENTANTES:
Miguel Gurgel (2ºP)
Raniere Luna (2ºP)
Milena Batista (5ºP)
Amanda Brilhante (3ºP)
Saliciano Alves (3ºP)
Suplente: João Paulo Cortez (6ºP)

Conselho do Centro de Ciências da Saúde - CONSEC
DATA: toda última quarta-feira do mês às 9h
LOCAL 2º andar do prédio da Biblioteca do CCS
REPRESENTANTE: Marcelo (4ºP)

Conselho Gestor do Hospital Universitário Onofre Lopes
DATA:1ª segunda-feira do mês, 10:30
LOCAL:3° andar do prédio de imagem
REPRESENTANTE: Henrique Gonçalves Dantas (6ºP)

Para quem não teve a oportunidade de ler na edição do Metástase (maio/07) aí vai um trecho do texto do nosso colega Maxwell Souza (12º P) em que ele explica didaticamente como funcionam estas instâncias.

É isso aí, pessoal. Fiquemos de olho no que se passa em Medicina.

NÃO PERCAM!!! Metástase de Novembro: novidades sobre o REUNI, o encontro que a Coordenação do curso de Medicina quer realizar para esclarecer esse e outros temas (convênios) e a Avaliação do Curso de Medicina.

Roberta Lacerda A. de Miranda (8ºP)

Trecho do texto de Maxwell Souza (12ºP) publicado na edição de Maio do Metástase.


“A UFRN possui uma estrutura por departamentos e o nosso curso é vinculado a muitos deles, tanto no CB como no CCS, a exemplo do departamento de bioquímica, de saúde coletiva, de medicina clínica, patologia, etc. Esses departamentos possuem certa autonomia administrativa.

No curso de medicina quem define as resoluções do funcionamento do curso é o Colegiado do Curso de Medicina da UFRN, exceto em relação àquelas gerais da universidade, aprovadas pelos conselhos superiores.

Ele é formado por em torno de 30 professores e mais 4 representantes oficiais dos estudantes, escolhidos no Centro Acadêmico. São os que possuem direito a voto em qualquer situação, como por exemplo, desde decidir como seria dividido o internato, quais atividades extracurriculares valem horas, etc. até a revalidação de diploma de estrangeiros.

Lembrando que é um espaço aberto para QUALQUER estudante de medicina ter direito a VOZ, mas somente os componentes do colegiado votam, entretanto é um local em que a argumentação é decisiva na votação. Para solicitar ponto de pauta é só falar com o professor Ivanildo Cortez. As reuniões são sempre na 1ª segunda feira do mês.


E por falar em Ivanildo, vamos discutir a Coordenação do Curso de Medicina. Antes de tudo é preciso dizer uma coisa: a coordenação não possui poder administrativo sobre os departamentos, mas sim um papel negociador, orientador e articulador, além de convocar as reuniões do colegiado. Como assim? Por exemplo: o professor Ivanildo não pode obrigar professores a ir para determinadas reuniões para decidir algo, ele pode convidá-los e isso muitas vezes dificulta porque o índice de faltas não é pequeno! O que acontece: reclama-se posteriormente daquilo onde não se estava presente na hora de decidir e o alvo número 1 atualmente é o currículo novo. Daí muitas vezes o coordenador é criticado por algo que infelizmente não é de sua competência exclusiva.


E o NEME? O NEME é o Núcleo de Educação Médica. Trata-se de um espaço de discussão em que são feitos projetos de tudo que se possa imaginar em termos pedagógicos: estruturação de estágios, funcionamento do laboratório de habilidades, distribuição de disciplinas no semestre e atualmente o NEME vem se dedicando à montagem de uma ampla avaliação do nosso currículo (...).
Por fim, existem ainda o Conselho do Centro de Ciências da Saúde, que é semelhante ao colegiado do curso, porém ampliado aos demais cursos da área da saúde, como também o Conselho Gestor do Hospital Universitário Onofre Lopes, que não é um órgão acadêmico, mas que também está relacionado ao curso devido ser hospital-escola. Em ambos o CANECA possui um representante oficial. Nas últimas reuniões do conselho gestor vêm sendo discutidas as mudanças em seu regimento interno, isto é, como deve ser o funcionamento do hospital, organização de enfermarias, etc. (...).


E, não se podia esquecer, do Centro Acadêmico Nelson Chaves como o órgão máximo dos estudantes, feito e aberto aos estudantes para se discutir qualquer tema ou problema. Nossas reuniões estão acontecendo, devido à reforma do HUOL, no 2º andar, na sala de reuniões da direção do hospital, todas as quintas-feiras às 17h. É só pegar o elevador ou escada próxima ao caixa eletrônico do BB. Ou ainda o nosso e-mail: camedufrn@gmail.
Utilizem-se desses espaços, formalizem por escrito as reclamações e reivindicações. Muito pode ser conseguido e foi conseguido!!!”


Um grande abraço a todos,

Maxwell Souza (12ºP)



sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Reflexões sobre a Residência Médica

Texto enviado pela professora Sarah Jane.
(Os textos enviados por terceiros à Coordenação de Comunicação para publicação no Blog do CANECA e/ou no Metástase não condizem, necessariamente, com a posição do Centro Acadêmico Nelson Chaves.)


Criada por decreto presidencial em 1977 e regulamentada por lei em 1981, a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) tem uma estrutura organizacional bem definida. Por intermédio de seu plenário, garante autonomia total nas discussões pertinentes a esse importante segmento da formação em medicina.


Os nove membros do plenário da CNRM são representantes de entidades de credibilidade e com inserção social, tendo seus assentos assegurados legalmente. Todos possuem vínculos, diretos ou indiretos, com a residência médica e trabalham com o objetivo de estabelecer resoluções para possibilitar a excelência no treinamento médico em nível de pós-graduação.


Esse mesmo plenário posiciona-se enfaticamente contra a violação dos direitos dos residentes e é opositor sistemático de qualquer tentativa de transformar os acadêmicos em mão-de-obra de ocasião.


Recentemente começou a ser divulgada mais intensamente uma versão de que a residência médica é uma política de saúde. Essa versão, é evidente, vêm daqueles que enxergam a medicina pela janela de seus gabinetes. São pessoas que hoje formam uma nova classe: a dos bacharéis em medicina que estão longe da prática médica e que não interagem um momento sequer com a comunidade. Esse mesmo grupo, diga-se de passagem, quando necessita de atendimento, busca o médico que cursou a melhor residência, se possível, com mestrado, doutorado e pós no exterior.


As críticas à residência médica são, na maioria das vezes, desqualificadas, embora respeitadas de acordo com os princípios democráticos e o estado de direito, pois se trata da garantia do contraditório. Porém, os críticos têm de demonstrar coerência nas atividades profissionais. Afinal, não basta ter CRM para passar da categoria de bacharel para a de médico.

É primordial que a residência médica seja respeitada, que não seja vista sob a ótica estreita de política de saúde. Ela é muito mais: é e deve ser sempre encarada e tratada como política de governo, acima de partidos e de homens. É um instrumento essencial ao bom atendimento em saúde.


Aqueles que, por opção ou por incompetência, não conseguiram exercer a medicina, infelizmente passaram a se preocupar erroneamente com aquilo que é a pérola da coroa da assistência de qualidade: a residência médica. Talvez, futuramente, revejam seus valores distorcidos e comecem a contribuir para uma medicina melhor e uma saúde digna.

Antonio Carlos Lopes

Secretário-executivo da Comissão Nacional de Residência Médica

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Reunião do CA - 01/11/2007

Leitura da ata da reunião anterior (5 min)

Informes e pendências

Reunião Caneca com Pró-reitor de extensão (5 min)
Planejamento do CANECA (10 min)
Data de Reunião com Ivanildo sobre Reuni Medicina (2min)
Ofício Epidemio (2 min)
Reunião com CA Unp 9 de novembro a confirmar (2 min)

Pauta

Representantes para colegiado de curso, conselho de centro-CCS e conselho diretor do HUOL ( 10 min)
Cobrem 2008, quem vai? (10 min)
Pró-saúde (10 min)
Vivência Saúde Mental (10 min)

As reuniões são abertas a todos os alunos e ocorrem as 17h no 2º andar do HUOL (subindo ali perto do caixa eletrônico).

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

I Curso de Educação Medica Continuada Em Patologias Da Tireóide




EVENTO: I Curso de Educação Medica Continuada Em Patologias Da Tireóide
DATA: 09 e 10 de Novembro de 2007
LOCAL: Associação Medica do Rio Grande do Norte
VALOR: Médicos Sócios SBCCP/SBEM: R$: 50,00
Médicos Não – Sócios / Outros Profissionais: R$ 60,00
Estudantes / Residentes: R$ 30,00

PALESTRANTE CONVIDADA
Dra. Laura Sterian Ward

Mestre em Medicina (Endocrinologia Clinica) pela Universidade Federal
de São Paulo – UNIFESP (1985) e doutorado em Medicina (Endocrinologia
Clinica) pela UNIFESP (1992). Defendeu tese de livre docência em
Clinica Medica pela universidade federal de Campinas – UNICAMP (2002).

09/11/2007 (Sexta – Feira)
19h00 – 19h40 CONDUTA EM MODULO DE TIREOIDE - Consenso Brasileiro.
19h00 – 19h40 – Discurssão
20h15 – 21h00 CONDUTA E SEGMENTO NO CANCER DA TIREOIDE – Consenso Brasileiro.
21h00 – 21h30- Discurssão

10/11/2007 (Sábado)
08h00 – 08h30: AVALIAÇÃO DE MARCADORES MOLECULARES NO DIAGNOSTICO E
PROGNOSTICO DE PACIENTE PORTADORES DE CANCER DE TIREOIDE.
08h30 – 08h50 – Discurssão
08h50 – 09h20: PREVALENCIA DE MICROCARCINOMA PAPILIFERO DA TIREOIDE EM
AUTOPSIAS BRASILEIRAS E SERIES CIRURGICAS.
09h20- 09h40 – Discurssão
10h00- 10h30: ASPECTOS ATUAIS NO MANEJO DE HIPERTIREOIDISMO
10h30 – 10h50 – Discussão
11h00 – Encerramento

Coordenação:
Dr. Fernando Jose Pinto de Paiva
Dr. Luís Eduardo Barbalho de Mello

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

CONEUF

Segunda-feira (29/10) elegeremos os delegados para representar os estudantes de medicina no CONEUF - Congresso dos Estudantes da UFRN. Temos dois condidatos para ter seu nome referendado, Miguel Gurgel do segundo período e Sheila Celeste do sexto período. Quem ainda quiser ser delegado é só mandar um e-mail pro CANECA até domingo. O edital já foi enviado aos e-mails de turma!


Mas o que é o CONEUF?! O CONEUF é o Congresso dos estudantes da UFRN e sua função é dar a direção que o movimento estudantil da UFRN, especialmente o DCE, vai tomar no próximo ano. Isso inclui Ato médico, reforma no estatuto, filiação a UNE, preço da carteira estudantil, dentre vários outros assuntos.

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

I Simpósio de Controle de Infecção da LIGA


EVENTO: I Simpósio de Controle de Infecção da LIGA
DATA: 09 e 10 de novembro de 2007
LOCAL: Paradise Residence Flat - Rua Miguel Goderio Primo / Ponta Negra
INSCRIÇÕES: Atual Eventos - fone: 32196611

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Aprovado Calendário Universitário 2008 da UFRN

Aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONSEPE, o Calendário Universitário para 2008, que terá como data inicial do período letivo 2008.1, o dia 18 de fevereiro com término no dia 30 de junho. O 2º período começa no dia quatro de agosto e vai até o dia 19 de dezembro.

As matrículas on line poderão ser feitas no período de sete de janeiro a nove de fevereiro, somente através do Sistema de Gerenciamento de Atividades Acadêmicas – SIGAA. De 14 a 25 de janeiro, o DAE receberá os pedidos de aproveitamento de estudos para o 1º período de 2008, dos aprovados no Vestibular 2008. Já a rematrícula será feita on line de 16 a 19 de fevereiro pelo SIGAA.

No dia 19 de maio, termina o prazo para os alunos regularmente matriculados solicitarem, no SIGAA, o trancamento da matrícula em disciplinas do período letivo 2008.1. De acordo com o calendário, as atividades serão suspensas no dia 25 de junho para a comemoração dos 50 anos da UFRN. Dia 30 de junho termina o 1º período letivo.

Nos dias um e dois de julho, nas Coordenações de Curso, serão iniciadas as matrículas em disciplinas para 2008.2, e no período de 07 a 25, poderão ser feitas on line pelo SIGAA. De três a nove de setembro, o DAE receberá os pedidos de Transferência Voluntária para 2009 e de 11 a 17, os pedidos para Reingresso.

A 12ª edição da Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN – CIENTEC, acontecerá no período de 07 a 10 de outubro, dentro dos festejos dos 50 anos da Universidade. O período letivo 2008.2 terá seu término no dia 19 de dezembro.

Retirado do site da Agecom - UFRN

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

IFLMS - inscrições 2008-2009


A IFLMS (International Federation of Londrina Medical Students), entidade promotora de intercâmbios internacionais entre estudantes de Medicina, informa que inicia em 22 de outubro suas inscrições para o período 2008-2009. Essa federação possui representantes em diversas faculdades brasileiras, promovendo mais de trezentos estágios anuais através de contratos bilaterais e unilaterais com quase 50 países associados.

Há uma diversidade monumental de oportunidades, cidades, países, departamentos que nós podemos explorar e tudo isso num contexto ainda acadêmico! O Intercâmbio será uma oportunidade única que proporcionará o seu aprendizado sobre a prática da medicina em outro país, bem como sua cultura, língua, hábitos peculiares e tudo mais. Para tanto, basicamente você terá como despesa a passagem aérea, as taxas de inscrição e intercâmbio e a aquisição do seguro saúde internacional, válido para todo o período do seu intercâmbio. A IFLMS se responsabiliza pelo estágio de quatro ou seis semanas, de acordo com a vaga ofertada, alojamento e pelo menos parte da alimentação, conforme o país escolhido.

Boas, ótimas novas: recentemente, nossos colegas Dibson e Giullerme foram eleitos, respectivamente, a presidente e tesoureiro da IFLMS!!

O regulamento e os formulários a serem preenchidos para inscrição já se encontram disponíveis para download
Para maiores informações consulte os sites da IFLMS ou da IFMSA ou o nosso comitê local:

Dibson Dibe Gondim (9º período)

president.iflms@gmail.com
Giullerme Rodrigues (8º período)

giullerme@hotmail.com
Rafaela Pinheiro (5º período)

rafaelaiflms@yahoo.com.br
Adriana Valeska (5º período)

adrianavaleska@gmail.com
Anna Carolina Batista (5º período)

carolbatista.med@gmail.com
Leonardo Cartaxo (4º período)

leoc_c@yahoo.com.br
Hosana Silveira (4º período)

hosanaacs@yahoo.com.br
Michelle Gurgel (4º período)

mi_rafaelle@yahoo.com.br

Adriana Valeska - 5º período
LEO - UFRN,Natal / IFLMS - Brasil

Coordenação de Relações Internacionais e Intercâmbio do CANECA


segunda-feira, 8 de outubro de 2007

O que está acontecendo em outras universidades

OCUPAÇÃO DA REITORIA DA UFBA

INFORMATIVO 08/10/2007

http://ocupacaoufba .blogspot. com/

Desde o dia 1º de outubro, estudantes da Universidade Federal da Bahia ocupam a Reitoria da instituição com o objetivo de protestar contra a atual (falta de) política de assistência estudantil da gestão do reitor Naomar de Almeida Filho e contra o decreto que institui o REUNI.

Apesar das tentativas de boicote da reitoria ao movimento, responsável pelo corte da alimentação, sistema de ventilação e até mesmo da água utilizada pelos manifestantes, estes continuam resistindo e tornando a ocupação um espaço ativo e dinâmico através da realização de uma série de atividades político-culturais.

Durante o final de semana, continuaram a ser realizadas oficinas de teatro do oprimido, de construção de cartazes, faixas, stencil (pintura de blusas) e rádio, além de exibição de vídeos. Da oficina de teatro, foram montadas cenas que farão parte uma apresentação sobre as pautas do movimento.

Contra o Reuni

Em assembléia realizada na última sexta-feira, dia 05 de outubro, o movimento de ocupação deliberou ser contra o decreto que institui o REUNI. O decreto foi lido e debatido exaustivamente antes tomada desta decisão.

Os ocupantes entendem que o REUNI é a implementação do projeto Universidade Nova em nível nacional, e da maneira mais autoritária possível, pois é uma decisão tomada unilateralmente através de um decreto, e que estabelece um prazo de meros 5 meses para que todas as universidade "discutam" e decidam sobre os rumos da educação superior brasileira. A perversidade do projeto é tal que, para dar um ar democrático, coloca a adesão como uma "opção" de cada universidade. Mas essa "opção" é feita com a faca no pescoço, pois a liberação de mais verbas está condicionada à sua aceitação. Acontece que, com a crescente crise de financiamento das universidades públicas provocada por sucessivas políticas neoliberais, muitos gestores acabam se vendendo por qualquer quantia, e no caso do REUNI, diga-se de passagem, essa quantia não passa de uma migalha (20% das verbas atuais divididas em 5 anos), sendo que mesmo essa migalha não é garantida, pois fica restrita à "disponibilidade orçamentária" do MEC... No fim das contas, é mais uma etapa do processo de desmonte da educação superior pública brasileira, aliada à falsa e populista idéia de democratização do ensino através de uma massificação pela precarização.

Universidade e Movimentos Sociais

Dentre as atividades realizadas no final de semana, foi promovida uma discussão com o tema: "Universidade e Movimentos Sociais", onde professores e representantes de Movimentos foram convidados a refletir sobre a necessidade de democratizar (de fato) o nosso ensino superior, a partir de demandas reais da sociedade. Estavam presentes Ana Vaneska e Joquielson, ambos do Movimento dos Sem-Teto de Salvador; as professoras Riomar Lopes e Sandra Siqueira da Faculdade de Educação; o profº. José Tavares Neto, diretor da Faculdade de Medicina, e Iuri Falcão, membro do Movimento pelo Passe Livre. Esse debate foi parte de um processo de discussão e construção de um modelo de universidade popular que pretendemos amadurecer desde já, pois entendemos que a universidade atual é extremamente excludente e, mais do que nos opor aos ataques neoliberais, precisamos propor e lutar por uma universidade que atenda às necessidades dos trabalhadores e de suas lutas.

Mobilizações

Amanhã, dia 09/10, acontecerá uma grande mobilização com concentração em dois pontos da universidade.

Em Ondina, a concentração começará a partir das 07h da manhã em frente ao Instituto de Geociências, de onde os manifestantes seguirão em passeata pelo Campus, até seguirem em direção à reitoria.

Já na Faculdade de Educação (Vale do Canela), segundo foco de mobilização, a concentração começará às 8h. Lá será realizada discussão que terá como tema principal o programa "Reuni", contando com a presença da nova diretora eleita da Faced, Celi Taffarel. Em seguida, a mobilização seguirá, também, rumo à reitoria.

Na reitoria, será promovido o já tradicional "Almoço na Encruzilhada" , aberto à toda a comunidade.

E, por fim, às 14h, uma nova assembléia definirá os rumos da ocupação.

Assim, convidamos a todas e todos os estudantes da UFBA a fortalecerem o movimento de ocupação, participando das mobilizações no dia 09 pela manhã e da assembléia da ocupação à tarde.

Reiteramos que a organização da ocupação é auto-gestionada em comissões abertas, durante todo o dia as comissões estarão realizando suas respectivas atividades, então quem quiser contribuir sinta-se convidado.

E Lembrem que essa luta não é só dos residentes universitários, não é só dos ocupantes da reitoria, não é só dos estudantes da UFBA e não é só de quem é estudante, pois o sucateamento da educação superior pública brasileira reforça o sistema de exclusão, desigualdade e exploração que afeta todos os trabalhadores.

Comissão de Comunicação da Ocupação da Reitoria da UFBA


Danilo Lôbo Ramos

DAMED - UFBA - Chapa Primavera nos Dentes - 71 3245 0739 (ramal 232)
Coordenador da Regional Nordeste I da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina - DENEM.
Meus Tel(s).: (71) 8828-2879/ (71)3243-1139/3379-1805
MSN: danlobao@hotmail.com
DENEM na Internet: www.denem.org.br

domingo, 7 de outubro de 2007

Reunião sobre HGT, Walfredo e REUNI

Nesta terça-feira, dia 09/10, acontecerá uma reunião de ALUNOS e PROFESSORES do curso de Medicina da UFRN para discutirmos a situação do HGT, Walfredo e REUNI.

Faz-se necessária a participação de todos para que possamos nos informar de fato sobre o que está acontecendo e acabar com os boatos! Então,vamos comparecer!!

EVENTO: Reunião sobre HGT, Walfredo e REUNI
HORÁRIO: 18:00 h
DATA: 09/10/2007 (terça-feira)
LOCAL: Associação Médica do RN

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Você também pode postar no blog!

Pela quantidade de visitas e pelos comentários, creio que o nosso blog esteja dando certo! E para que continue funcionando é necessária a colaboração de todos!

Então, se você tem qualquer coisa interessante para postar no blog do CANECA, seja ela um caso clínico, uma dica de filme, um artigo de opinião, uma notícia de projeto político, a divulgação de uma festa,um edital de concurso,um vídeo da Casa do Karalho no ECEM (...), fale comigo ou com qualquer outra pessoa do CANECA ou mande e-mail para camedufrn@gmail.com [ o e-mail do CANECA], comunicaneca@gmail.com [ o e-mail da Coordenação de Comunicação do CANECA] ou carolbatista.med@gmail.com [meu e-mail].

Abraços a todos!
Anna Carolina Batista
Coordenação de Comunicação do CANECA

domingo, 30 de setembro de 2007

Por um bom senso Público-Privado.

Quem ainda não ouviu pelos corredores, nessas duas últimas semanas, rumores de que estamos a ponto de perder nossos estágios voluntários (extracurriculares) nos Hospitais Giselda Trigueiro (HGT), Hospital Geral Walfredo Gurgel (HWG) ou na LIGA?

Quem ainda não escutou outro acadêmico de Medicina dizer que presenciou médicos do HUOL, outros até nossos professores, levando estudantes de determinada faculdade de Medicina para estagiar em Hospitais como HGT, HGWG ou Maternidade-Escola Januário Cicco (MEJC)?

Quanto disso tudo é verdade ou boato? Vale a pena ficarmos parados sem saber o quê e como está acontecendo?

Bom, sempre acreditei que indignar-se fosse um verbo pronominal que significa “fazer sentir cólera despertada por uma ação indigna” e que, a meu ver, desencadeasse uma reação.

Senão, vamos aos fatos – uma vez que contra estes, não há argumentos. Em especial, nós que atualmente somos o 8ºp, estamos no “front” destes acontecimentos. Para quem não sabe, as 20 melhores médias da disciplina de Traumatologia cursada no 7ºp são selecionadas para um estágio voluntário no HGWG durante o 8ºp. Bom, pelo menos era isso que acontecia até o 1º semestre de 2007. Já na metade do 2° semestre de 2007, não recebemos nenhuma justificativa plausível para não termos iniciado ainda o nosso estágio. Alguns professores alegam que a sala de Politrauma fica superlotada com médicos, residentes, doutorandos de medicina, enfermagem e odontologia.

Estamos, há 1 mês, em contato telefônico e conseguimos agendar uma reunião para discutir a sobrevivência deste estágio, importantíssimo para nossa formação em urgência e emergência – ou esqueceram que o HUOL é um hospital terciário, só com pacientes triados? Onde aprender punção venosa central, entubação orotraqueal, suturas, IAM, edema agudo de pulmão, parada cardiorrespiratória? Quem nunca cresceu vendo ER e não via a hora de entrar no curso de Medicina para realizar aqueles procedimentos de urgência?!

Quanto ao estágio na MEJC, estamos buscando esclarecimentos junto aos coordenadores da disciplina de Toco-ginecologia e diretores da MEJC, para saber o quão inteirados destes estágios eles estão. Em se tratando de um Hospital-Escola pertencente a UFRN, é de nosso interesse discutir, junto ao Colegiado do Curso, a permissão para tal estágio, já que a MEJC é um espaço nosso de fato e de direito.

Não se trata aqui de simplesmente reprimir estudantes de outras faculdades, mas chamar todos ao bom senso: se, até para nós, acadêmicos da UFRN, faltam professores, carga horária, espaço físico e pacientes para a correta aprendizagem da disciplina de Toco-ginecologia, como explicar o milagre da multiplicação das condições de ensino para tais visitantes?

Um exemplo é a nossa turma, que cursou disciplinas pré-requisito como Semiologia e Clinica Médica para estar na MEJC (diferente destes outros estudantes que, pasmem, não pagaram tais disciplinas) e que já divide os rodízios de aula prática com residentes e doutorandos. Como então explicar por que nossa carga horária de aulas práticas não cresce, mas surgem estes espaços para “visitantes”?

Quanto ao HGT, há um certo blog na internet divulgando que, em breve, haverá edital de seleção para estágio voluntário no HGT para acadêmicos de medicina de outra faculdade.Este últimos, diferente de nós, da UFRN, não passaram pelas disciplinas pré-requisito de Semiologia, Parasitologia, Microbiologia, Imunologia e Infectologia. Como será que a direção do HGT vê esse estágio? Por que critérios tão diferentes na seleção dos candidatos?

Neste ponto, cabe uma ressalva importantíssima: defendo que a busca pelo conhecimento é livre e seu acesso não pode, nem deve ser cerceado. Entretanto, é importante que haja uma aquisição de conhecimentos e práticas de forma organizada, sistematizada e, principalmente, deliberada junto aos gestores das instituições de ensino e de seu corpo de alunos.

É inadmissível, para não dizer infantil, perdermos tempo com intrigas pela internet e principalmente estimulando animosidades contras os acadêmicos desta referida faculdade de Medicina. Se há alguém que nada tem a ver com isso são eles, que assistem a aulas onde sua grade curricular os indica e encaminha.

Devemos, sim, buscar satisfações destes gestores (nossos e deles), visto que a procura pelos estágios é uma realidade, tanto nos hospitais ligados a Sec. Estadual de Saúde Pública (Hospital Santa Catarina, HGWG, Hospital das Quintas) quanto nos hospitais filantrópicos (Liga e Varela Santiago). Estes hospitais detêm autonomia para fechar convênios com as instituições de ensino que lhes convier para realização de estágios curriculares e extracurriculares.

Mais ainda, devemos e podemos lutar pelo nosso espaço curricular e buscar garantias de que o acesso a estes hospitais, na forma de estágios extracurriculares, prime pela Meritocracia. Ou seja, que todos os interessados (seja qual for sua Universidade) tenham preenchido as mesmas disciplinas pré-requisito e realizem as mesmas provas de seleção, de forma que a vaga seja decidida democraticamente e sem favoritismos (sejam estes por tradição ou por interesses econômicos).

O que nós, estudantes de medicina de forma geral não percebemos, é que os órgãos e instituições de ensino se aproveitam exatamente da nossa desunião, desorganização e principalmente comodismo, para ditarem as regras ou burlarem as normas das Universidades Públicas. É por essas e outras que surgem professores se aproveitando da fragilidade dos sistemas, para lecionarem como querem e a quem querem, nas instalações de nossos Hospitais-Escola, sem dar satisfação a nós, que fazemos parte do curso de Medicina da UFRN e que temos o direito de lutar pelo nosso espaço, repito, em nossos hospitais-escolas: HUOL, HOSPED e MEJC.

E o que fazer então? Com relação aos acadêmicos de outras faculdades, estes têm de aproveitar seu grande poder de barganha juntos aos seus gestores. Uma vez pagando caro pela sua formação, devem exigir urgentemente um Hospital-Escola deles e não se contentar em dividir instalações superlotadas com infra-estrutura insuficiente para os próprios acadêmicos da UFRN.

Quanto a nós, da UFRN, devemos nos desfazer dessa inércia e passar a nos informar melhor sobre o que ocorre na nossa Universidade e no nosso Curso, para então agir, de forma organizada e coerente. Não adianta baderna, aquele que mais grita e mais barulho faz é o menos ouvido. Devemos incentivar e apoiar nossos colegas que estão agindo por conta própria e que são tão ocupados quanto nós – cada um no seu período, na sua realidade.

Como então você pode fazer sua parte? Procure se informar urgentemente sobre o REUNI, uma proposta do Governo Federal que visa aumentar o número de vagas nas Universidades e, em troca, investir em infra-estrutura e verbas complementares – atenção, leia criticamente o documento e pense quais seriam as conseqüências do aumento no número de vagas se tais verbas não forem implantadas adequadamente. Esse projeto interfere no modelo do nosso Curso de Medicina, propondo unificar a Faculdade de Medicina em torno do HUOL – MEJC – HOSPED.

E o mais importante: usem o CANECA como instrumento do nosso poder. Nós que fazemos o 8ºp nos reunimos com o Centro Acadêmico e de lá surgiram os seguintes apontamentos:

- formar comissões para investigar junto à Direção da MEJC, HGWG, HGT e LIGA a situação dos nossos e dos prováveis outros estágios extracurriculares;

- agendar, na semana seguinte à da CIENTEC, um Fórum de Estudantes de Medicina da UFRN, para esclarecer e discutir todos esses temas: “HGT e HGWG: situação dos estágios” e “REUNI” (o que é, quais as propostas e em que ponto ele afeta nossos internatos nos demais hospitais: HGT, LIGA e HGWG).

Era isso, gente, o recado está dado: informem-se sobre o REUNI, fiquem atentos para a data do Fórum, divulguem-no e compareçam.

Estamos vivendo um momento de questionamento, indignação, quiçá até revolta, contra o estado deplorável em que se encontram as instituições de saúde no Brasil, tanto na situação acadêmica quanto dos profissionais médicos e não-médicos.

Não podemos perder o bonde da História.

O futuro da nossa formação médica está em jogo, e você o que vai fazer a respeito?

a) Nada. Isso não me afeta. (Ah tá... Já sei, vai procurar por conta própria seguir o amigo médico do seu pai e não vai ter como validar nenhum certificado pra prova de Residência)

b) Nada, acho até válido, mas vou ficar na minha e deixar que lutem no meu lugar (Legal, se todo mundo pensar assim é que não vamos a lugar nenhum...)

c) REUNI?! Nunca ouvi falar. O que danado está acontecendo com os estágios que eu quero fazer? Será que vão acabar? Quando é o negócio do Fórum, hein?

GABARITO:

a) Acadêmico Egoísta

b) Acadêmico Preguiçoso

c) Resposta Correta.

Roberta Lacerda A. de Miranda

Acadêmica do 8ºperíodo