sábado, 3 de novembro de 2007

Escolhidos os representantes do Colegiado, Consec e Conselho do HUOL.

Nesta quinta-feira última, dia 01/11/07 foram eleitos os representantes do CANECA para as instâncias deliberativas da UFRN, onde os estudantes podem e devem participar, com direito a voz, enquanto os representantes de Centro Acadêmico têm direito a voto.

Para não ficar por fora do que vem sendo discutido sobre nossa faculdade, saiba quem são seus representantes e anote aí os dias e horários das reuniões.


Colegiado do Curso de Medicina da UFRN
DATA: Toda 1ª segunda- feira do mês, às 11h
LOCAL: 2º andar do prédio da Biblioteca do CCS
REPRESENTANTES:
Miguel Gurgel (2ºP)
Raniere Luna (2ºP)
Milena Batista (5ºP)
Amanda Brilhante (3ºP)
Saliciano Alves (3ºP)
Suplente: João Paulo Cortez (6ºP)

Conselho do Centro de Ciências da Saúde - CONSEC
DATA: toda última quarta-feira do mês às 9h
LOCAL 2º andar do prédio da Biblioteca do CCS
REPRESENTANTE: Marcelo (4ºP)

Conselho Gestor do Hospital Universitário Onofre Lopes
DATA:1ª segunda-feira do mês, 10:30
LOCAL:3° andar do prédio de imagem
REPRESENTANTE: Henrique Gonçalves Dantas (6ºP)

Para quem não teve a oportunidade de ler na edição do Metástase (maio/07) aí vai um trecho do texto do nosso colega Maxwell Souza (12º P) em que ele explica didaticamente como funcionam estas instâncias.

É isso aí, pessoal. Fiquemos de olho no que se passa em Medicina.

NÃO PERCAM!!! Metástase de Novembro: novidades sobre o REUNI, o encontro que a Coordenação do curso de Medicina quer realizar para esclarecer esse e outros temas (convênios) e a Avaliação do Curso de Medicina.

Roberta Lacerda A. de Miranda (8ºP)

Trecho do texto de Maxwell Souza (12ºP) publicado na edição de Maio do Metástase.


“A UFRN possui uma estrutura por departamentos e o nosso curso é vinculado a muitos deles, tanto no CB como no CCS, a exemplo do departamento de bioquímica, de saúde coletiva, de medicina clínica, patologia, etc. Esses departamentos possuem certa autonomia administrativa.

No curso de medicina quem define as resoluções do funcionamento do curso é o Colegiado do Curso de Medicina da UFRN, exceto em relação àquelas gerais da universidade, aprovadas pelos conselhos superiores.

Ele é formado por em torno de 30 professores e mais 4 representantes oficiais dos estudantes, escolhidos no Centro Acadêmico. São os que possuem direito a voto em qualquer situação, como por exemplo, desde decidir como seria dividido o internato, quais atividades extracurriculares valem horas, etc. até a revalidação de diploma de estrangeiros.

Lembrando que é um espaço aberto para QUALQUER estudante de medicina ter direito a VOZ, mas somente os componentes do colegiado votam, entretanto é um local em que a argumentação é decisiva na votação. Para solicitar ponto de pauta é só falar com o professor Ivanildo Cortez. As reuniões são sempre na 1ª segunda feira do mês.


E por falar em Ivanildo, vamos discutir a Coordenação do Curso de Medicina. Antes de tudo é preciso dizer uma coisa: a coordenação não possui poder administrativo sobre os departamentos, mas sim um papel negociador, orientador e articulador, além de convocar as reuniões do colegiado. Como assim? Por exemplo: o professor Ivanildo não pode obrigar professores a ir para determinadas reuniões para decidir algo, ele pode convidá-los e isso muitas vezes dificulta porque o índice de faltas não é pequeno! O que acontece: reclama-se posteriormente daquilo onde não se estava presente na hora de decidir e o alvo número 1 atualmente é o currículo novo. Daí muitas vezes o coordenador é criticado por algo que infelizmente não é de sua competência exclusiva.


E o NEME? O NEME é o Núcleo de Educação Médica. Trata-se de um espaço de discussão em que são feitos projetos de tudo que se possa imaginar em termos pedagógicos: estruturação de estágios, funcionamento do laboratório de habilidades, distribuição de disciplinas no semestre e atualmente o NEME vem se dedicando à montagem de uma ampla avaliação do nosso currículo (...).
Por fim, existem ainda o Conselho do Centro de Ciências da Saúde, que é semelhante ao colegiado do curso, porém ampliado aos demais cursos da área da saúde, como também o Conselho Gestor do Hospital Universitário Onofre Lopes, que não é um órgão acadêmico, mas que também está relacionado ao curso devido ser hospital-escola. Em ambos o CANECA possui um representante oficial. Nas últimas reuniões do conselho gestor vêm sendo discutidas as mudanças em seu regimento interno, isto é, como deve ser o funcionamento do hospital, organização de enfermarias, etc. (...).


E, não se podia esquecer, do Centro Acadêmico Nelson Chaves como o órgão máximo dos estudantes, feito e aberto aos estudantes para se discutir qualquer tema ou problema. Nossas reuniões estão acontecendo, devido à reforma do HUOL, no 2º andar, na sala de reuniões da direção do hospital, todas as quintas-feiras às 17h. É só pegar o elevador ou escada próxima ao caixa eletrônico do BB. Ou ainda o nosso e-mail: camedufrn@gmail.
Utilizem-se desses espaços, formalizem por escrito as reclamações e reivindicações. Muito pode ser conseguido e foi conseguido!!!”


Um grande abraço a todos,

Maxwell Souza (12ºP)



Um comentário:

Anônimo disse...

galera eleita, vamos pleitear em fvor do estudantes nesses espaços. É muito importante nossa participação atia em cada um deles, pois lá podemos lutar por nossos interesses e pelo nosso curso de forma geral.
Muita cebça fria e diálogo é importante. Mas lembrem-se que dialogar é respeitar opiniões sim, mas não baixar a cabeça.
Abraços!!!