UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
COMISSÃO ORGANIZADORA DO IV FÓRUM NATALENSE DOS ESTUDANTES DE MEDICINA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
COMISSÃO ORGANIZADORA DO IV FÓRUM NATALENSE DOS ESTUDANTES DE MEDICINA
Natal, 10 de dezembro de 2007.
A comissão organizadora do IV Fórum Natalense dos Estudantes de Medicina (FONEM) vem, por meio desta, esclarecer aos estudantes e a quem mais interessar algumas questões importantes necessárias para o bom entendimento de fatos relativos ao FONEM e à apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) neste evento, elucidando alguns pontos conturbados que repercutiram negativamente nos últimos meses.
Através do Fórum Natalense dos Estudantes de Medicina (FONEM), organizado semestralmente a partir de 2006.1, com o apoio do Grupo de Educação Tutorial (PET – Medicina) a partir da segunda edição, o Centro Acadêmico de Medicina Nelson Chaves – CANECA vem criando espaços para a apresentação dos TCCs para os estudantes do 8º período do curso, por entender sua importância para a nossa formação, apesar de não ser de sua responsabilidade tal atividade.
Entretanto, na última edição, o IV FONEM, realizado em setembro do corrente ano, a comissão organizadora, formada por estudantes do PET e do CANECA, decidiu modificar o espaço para apresentação dos trabalhos científicos, que era destinada exclusivamente aos TCCs, permitindo a inscrição de trabalhos de tema livre, não sendo mais o momento oficial de avaliação dos TCCs. A decisão foi tomada em votação, tendo o apoio da maioria, baseada no fato de que, no III FONEM, realizado em abril de 2007, não houve o esperado compromisso e interesse dos apresentadores de TCC com a Comissão Organizadora, nem com os professores avaliadores dos trabalhos, alguns dos quais chegando a esperar mais de trinta minutos por um apresentador atrasado. Na realidade os problemas começaram já no II FONEM, quando, há poucos dias de começar o evento, recebemos a informação de que os trabalhos não seriam apresentados, prejudicando nossa programação, a qual teve de ser remodelada de véspera com outras atividades.
A Comissão Organizadora sempre buscou de diversas formas viabilizar a apresentação dos trabalhos de conclusão durante o FONEM, conseguindo aparelhos de data show e disponibilizando toda a infra-estrutura necessária para a atividade, sem poder, entretanto alterar a metodologia de tal evento, uma atividade curricular. Recentemente, tornou-se ainda mais difícil a aquisição dos data show, já que passou a ser necessário o nome de um professor para consegui-los, e o FONEM é totalmente organizado por acadêmicos. Além disso, estimular os trabalhos de tema livre é mais uma forma de impulsionar a produção científica dos nossos acadêmicos, ampliado-a, e não limitado-a apenas ao TCC.
O espaço não foi negado aos TCCs, apenas não sendo mais o momento de avaliação e apresentação final dos mesmos, como atividade curricular obrigatória. Qualquer estudante poderia inscrever o seu trabalho de conclusão para ser apresentado juntamente aos outros de tema livre. Como não houve inscrições e, nem o CANECA, nem o PET, têm o poder de entusiasmar os estudantes a apresentarem seus trabalhos científicos, muitos dos quais os vêem como uma mera obrigação curricular, não houve apresentação de TCC na quarta edição do FONEM (embora vinte e um trabalhos de tema livre tenham sido inscritos), o que repercutiu negativamente em todo o curso, recebendo o CANECA, a culpa por tal acontecimento, o que não se sustenta, devido aos motivos acima esclarecidos.
Atenciosamente,
Eduardo Queiroz da Cunha
Francisco Jakson B. Cavalcanti
Henrique G. Dantas de Medeiros
Igor Rafael M. dos Santos
Lílian Vital Pinheiro
Marcelo Amorim Araújo
Marília de Almeida Cardoso
Milena da Costa Batista
Mirella Alves da Cunha
Saliciano Alves de Lima
Ana Carolina de S. Pieretti
Anna Carolina Batista
José Medeiros N. Filho
Nenhum comentário:
Postar um comentário