domingo, 21 de outubro de 2007

"A classe médica alerta: "



3 comentários:

Unknown disse...

Olha, você pode até dizer que eu sou radical...
mas essa opnião nem minha é...
o problema central, é que essa história de saúde para todo mundo é uma loucura inconssumável.
o governo paga as contas com o médico.
pense bem:
Se você fica sentado aí na tua cadeira 4 dias, vc morre de fome! pra comer, precisa trabalhar! não há "COMIDA PARA TODOS!" comida é pra quem paga, ensino também! todos os serviços prestados na nossa sociedade são assim. POR QUE o estado quer que só a saúde seja diferente?! quem paga essa conta?!
essa conta absurda e impagável é paga com o sacrifício dos profissionais de saúde! seja pelo salário, seja pelas condições de trabalho, seja pela mercantilização descontrolada das indústrias de ensino, ou seja mesmo pelas políticas de saúde por vezes ultrajantes!
Ou seja:
existem falhas de base na idealização do SUS. tá na hora de sentar o rabinho na cadeira e decidir como vai ser o sistema de saúde do Brasil. Da forma que tá, todo tá vendo o futuro que vai ter o profissional médico (não só o médico, mas também os enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas e fisioterapeutas!) dentro de alguns anos.
Repito: essa analogia não é minha! mas esse lance do não comer eu achei massa! =P
vlw!

Lilith disse...

Discordo um tanto de você, e acho salutar a discordância e o debate. Concordo quando diz que devemos decidir como vai ser os istema de saúde do país, mas ao meu ver, esse deve sim ser um sistema que forneça saúde a todos ], independente de renda, raça, sexo... E isso é possível, vide países como frança, inglaterra, cuba, canadá, que apesar de suas diferenças tem sistemas públicos de saúde de qualidade. Para visualizar o erro de colocar-se a saúde sob a regra do "quem paga tem", sugiro o filme Sicko de Michael Moore. Também acho que devemos pensar que muitas cidades tem situação parecida com Santa Cruz-RN, onde 94% da população depende apenas do SUS, incluindo a classe média. Cabe no entanto aos profissionais se organizarem para exigir esse direito do Estado e que isso não se dê às custas da precarização do trabalho daqueles que construem o sistema. Afinal, tantos preferem o setor público, que segundo a VEJA paga melhor que o privado, sendo o setor publico local de trabalho de quase 80% dos médicos no nordeste (CFM, 2005). POr isso memso, vamos à luta.

Unknown disse...

Lilith = Carol pieretti, né?
Só pra descontrair um pouco... lilith vc tirou de EVANGELION? (neon genesis)?
Lilith é uma personagem da mitologia, primeira esposa de adão.
eles brigaram porque lilith queria ficar por cima na cama e adão disse que por cima, só o homem! (já pensou?!?!) daí lilith fugiu de adão, e arrumou um parceiro, com qual ficou por cima e dela nasceram os demônios...
por causa disso, o judaísmo diz que posição segura pro sexo é o 'papai mamãe' só!
não quero discutir religião..
quero falar dum tema que vc tocou e eu preciso rebater:
quanto aos sistemas dos outros países:
Cuba: é um sistema de saúde pobre, voltado pra atenção básica em detrimento das demais frentes: GO, Cirurgia, clínica... tudo em cuba é fraco, MAS eles têm a melhor saúde social do mundo... em contrapartida, quem paga a conta desse tão bom (bom, será?) sistema cubano?!? a economia embargada pelos eua há sei lá quantos anos...
Canadá: recomendo filme (Invasões Bárbaras) não vou comentar pq o filme fala minha opinião... e DE FATO: hospital central de Montréal é mais ineficaz e tão baguncado quando o Cloviss sarinho!
O sistema francês não é bom de todo... é bom porque a frança é RICA... e além do mais nossos relatos são de amigos e parentes que tiveram FILHOS na frança... ter filho na frança é ser tratado como rei...
Quanto ao UK: esse é do mau... lógico que os caras têm um sistema bom... eles se beneficiaram da história.... a economia deles permite que as coisas sejam boas... como que um pais tão pequeno retém 1/4 (é isso mesmo?) do ouro do mundo?!?!?!
vou extender: Nos EUA, o sistema de saúde é complicado por diversos fatores: planos de saúde são empresas interessadas no lucro e ponto! não é um mar de rosas!

Outra coisa que eu acho:
quer saúde de qualidade pra todos?!? poxa... mas nem pra pagar uma quantia simbólica?
tipo: vc usa o sis. de saúde, paga por saúde, tem carro, paga por estrada, trabalha? paga inss... mas nossa carga tributária é gigantesca e não bem aplicada.... mesmo que um SUS perfeito fosse escrito (ouvi dizer que ele é muito bonito no papel) como fazer valer isso tudo num mar de corrupção como no brasil?!?!
pois é carol, agora eu defendo sua opinião: ('levemente' distorcida) o negócio é morar fora!
"Brasil: Ame-o ou deixe-o"
como já disse vinícius de Moraes:
"é como amar uma mulher só linda; e daí?!
Uma mulher tem que ter qualquer coisa além da beleza."
eu já não amo mais o brasil, porque só a beleza não cativa mais...
Vamos migrar! =P
Vlw!
Heleno
P.S.: caramba... e o DVD do Sicko?!?! eu quero ver!!! vamos carol (mirim) cade o dvd pra gente fazer uma sessão aki em casa? =P