terça-feira, 21 de abril de 2009

Arquivo da Maternidade Escola Januário Cicco

Ao Arquivo da Maternidade Escola Januário Cicco, 16 de abril de 2009.

O Centro Acadêmico de Medicina Nelson Chaves (CANECA) vem, por meio desta, requerer providências com relação à difícil situação em que se encontra o Arquivo da Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC).
As pesquisas acadêmicas realizadas no arquivo da MEJC estão provisoriamente suspensas devido à falta de espaço físico necessário para a coleta de dados por parte dos pesquisadores e para o trabalho dos funcionários que lá estão diariamente, prejudicando não só as pesquisas, que contribuem para o engrandecimento acadêmico e para o renome da Universidade, como também o ambiente de trabalho desses funcionários, que se encontram insatisfeitos.
Tal fato está ocorrendo devido à aquisição de novas e modernas estantes de arquivo sem, no entanto, ter havido aquisição de pastas necessárias para serem colocados os documentos e prontuários que se encontram nas antigas e volumosas estantes. Portanto, não há espaço para a circulação das pessoas, nem para o trabalho dos acadêmicos que lá realizam pesquisas.
Além disso, estava havendo acesso de estudantes de uma Universidade particular da cidade no arquivo da MEJC, fato que superlotou os pequenos espaços físicos restantes e contribuiu para a decisão da suspensão de todas as pesquisas acadêmicas.
Compreendemos ainda que essa situação prejudica não apenas a dinâmica acadêmica, mas também o serviço, o processo de trabalho dos profissionais que ali se encontram e constitui-se em um risco aos usuários, pela possibilidade de extravio dos seus registros de saúde.
Solicitamos uma reunião conjunta entre representantes do CANECA e a direção do MEJC para buscar uma solução de consenso e mais rápida possível para o problema. Esta reunião objetiva discutir a adequação do espaço dentro de um prazo definido e acordado com data firmada para o retorno das pesquisa de modo a evitar os prejuízos decorrentes da descontinuidade das ações e atrasos nos calendários previstos nos editais e nos trabalhos de conclusão de cursos e criar condições de trabalho adequadas aos funcionários. Além disso, reinvidicamos formalização,e explicitação, no seu plano de desenvolvimento institucional, da priorização dos alunos da UFRN, seguida daqueles de outras universidades públicas do Estado, e por último de instituições privadas, para realização de atividades de pesquisa e extensão.
As atividades voltadas aos alunos da nossa instituição não podem ser preteridas em relação às demais, visto que, se trata de maternidade-escola da UFRN, portanto campo não apenas de ensino e extensão, mas também de pesquisa para seus alunos e professores.

Nenhum comentário: