domingo, 23 de maio de 2010


UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CENTRO ACADÊMICO DE MEDICINA NELSON CHAVES


CARTA ABERTA


Natal, 23 de Maio de 2010

            À comunidade acadêmica


O Centro Acadêmico de Medicina Nelson Chaves – CANECA, entidade representativa dos estudantes de medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, vem por meio desta decalarar que não apoiará nenhuma das quatro chapas que se colocam hoje na disputa da eleição do Diretório Central dos Estudantes José Sílton Pinheiro, que ocorrerá dia 26 de Maio.

O CANECA foi procurado pelas chapas 01 (Da Luta Não Me Retiro) e 03 (Rompendo Amarras) e entende que nenhumas delas consegue expressar os anseios dos estudantes da saúde, especialmente no tocante ao Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI, o qual ambas legitimam e defendem apesar das seríssimas consequências devidas à expansão de vagas nos cursos sem a proporcional remessa de verbas. As chapas 02 e 04 não nos procuraram e não temos motivações concretas pelas quais pudéssemos apoiar qualquer uma delas.

Antes de concluir, no entanto, não poderíamos deixar de manifestar aqui nosso repúdio ao ato inconsequente e desonesto por parte dos integrantes da Chapa 03 (Rompendo Amarras), os quais passaram nas salas de algumas turmas do curso de medicina declarando de forma mentirosa que o CANECA havia manifestado seu apoio a eles. O Centro Acadêmico debateu o apoio ou não às chapas apenas na última reunião ordinária, no dia 20 de maio. Antes disso alguns integrantes da atual gestão apenas foram procurados e ouviram as propostas das Chapas 01 e 03, sem declarar qualquer tipo de apoio.

Sendo assim, desmentimos as falsas afirmações da Chapa 03 (Rompendo Amarras) e expressamos aqui nossa preocupação para com uma prática contra a qual sempre combatemos: a de ludibriar os estudantes para atingir objetivos particulares. Definitivamente não é esse tipo de conduta que queremos ver dentro das entidades estudantis, como é o DCE.

Por fim, queremos aqui convidar a todos os estudantes da saúde em geral, e de medicina em paticular, a participarem de um debate entre as chapas candidatas ao DCE a ocorrer na terça-feira, dia 25 de maio, às 17h na Faculdade de Farmácia. Trata-se de uma iniciativa em conjunto do CANECA com o Centro Acadêmico de Farmácia Adolpho Ramires – CAFAR, que também decidiu não apoiar a nenhumas das chapas, visando democratizar as discussões pertinentes aos estudantes e estimular um voto consciente.  Participem!

Nenhum comentário: