quarta-feira, 26 de maio de 2010


UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL - PGGSS


GRUPO DE PESQUISA SOBRE EXCLUSÃO SOCIAL, SAÚDE E CIDADANIA

I SEMINÁRIO DE PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS E PROMOÇÃO
 À SAÚDE DA UFRN

DATA: 01 de junho de 2010.
HORA: 08h00 - 20h00.
LOCAL: Auditório da Reitoria da UFRN.

PREENCHER FICHA DE INSCRIÇÃO GRATUITA NO LINK EM BAIXO:

SERÁ CONFERIDO AOS PARTICIPANTES C E R T I F I C A D O COM CARGA HORÁRIA DE 12 HORAS

PROGRAMAÇÃO
Manhã: 08h00.
·        Inscrições e entrega de material.
·        Apresentação cultural: Grupo “Trupe Nós". Diretor: Ramon Nunes.
·        Mesa de Abertura: Profª Ângela Maria Paiva Cruz, Vice-Reitora. Prof. Ranke Santos Silva – Secretário de Assuntos Estudantis – SAE; Profª Edna Maria da Silva – Pró-Reitora de Pós-Graduação – PPG; Profª Ana Lúcia Assunção Aragão - Diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas; Profª Rita de Lourdes de Lima – Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social PPGSS/CCSA; Adm. Joseleno Marques – Diretor do DAS; Prof. João Dantas Pereira – Coordenador do Grupo de Pesquisa sobre Exclusão Social, Saúde e Cidadania/PPGSS/CCSA.
·        Mesa Temática: Prevenção e Promoção da Saúde.
o      Coordenação: Profª Izete Soares S. D. Pereira.

·        Palestrantes:
o      Profª Elizabeth Jácome - Secretaria Estadual de Educação e da Cultura – SEEC/RN.
o      Prof. Jorge Magno – Secretaria Estadual da Educação e da Cultura – SEEC/RN.
o      Técnica Maria da Conceição Ramalho – Programa Estadual DST-AIDS - Secretaria Estadual da Saúde Pública – SESAP/RN.
o      Drª Edineusa Paiva – Amor Exigente/RN
o      Psicóloga Ana Melo – Canal Futura
·        Debate.
·        Encerramento das atividades do período da manhã.
·        Lanche oferecido pelo Grupo Gestor Estadual - GGE do Programa Saúde nas Escolas - PSE. SEEC-RN/SESAP-RN.
Tarde: 14h00.
·        Aula Inaugural de Lançamento do CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO USO DO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS / Coordenador: Prof. Dr. João Dantas Pereira.
o      Tema: Álcool e Drogas: especialidade da saúde em expansão.
o      Ministrante: Prof. Dr. Erikson Felipe Furtado, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-SP da Universidade de São Paulo - USP.
·        Lançamento do Programa Saúde na Escola - PSE. Parceria entre o Ministério da Saúde / Ministério da Educação e Cultura. Apoios: UNICEF/UNESCO / UNFPA (Fundo das Nações Unidas para a População). Responsável pelo Programa: Grupo Gestor Estadual do RN – Secretaria Estadual da Educação e da Cultura / RN. Tel.: (84) 3215-1362/1363:
Palestra: Saúde do Corpo: postura e alívio das tensões.
Palestrante: Prof. Geraldo Pimentel – Educador Físico e Fisioterapeuta da Secretaria de Assuntos Estudantis - SAE / UFRN.
·        Encerramento das atividades do período da tarde: Apresentação do Coral “Sons da Terra” da Prefeitura Municipal do Natal/RN.
·        Lanche oferecido pelo Grupo Gestor Estadual - GGE do Programa Saúde nas Escolas – PSE/SEEC-RN/SESAP-RN.

Noite: 19h00.
·        Palestra: Intervenções breves: estratégia de prevenção e tratamento de álcool e drogas na atenção básica.
o      Palestrante: Prof. Dr. Erikson Felipe Furtado / Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo-USP / Ribeirão Preto-SP.
·        Debate e Encerramento.

.::: Centro Acadêmico de Serviço Social - UFRN
Gestão 2009/2010: "Nada Será como Antes!" .:::
www.cassufrn.blogspot.com

terça-feira, 25 de maio de 2010


Para maiores informações, consulte o edital de inscrição enviado ao Email da sua turma.
Caros alunos,

A Coordenação do Curso de Medicina/UFRN convida-lhes a participar do
3° Fórum de Dilemas Éticos - Exercício 2010.

Data: 25/05/2010 às 19h30
Local: Auditório do CREMERN
Assunto: Doação e Transplantes de Órgãos

domingo, 23 de maio de 2010


UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CENTRO ACADÊMICO DE MEDICINA NELSON CHAVES


CARTA ABERTA


Natal, 23 de Maio de 2010

            À comunidade acadêmica


O Centro Acadêmico de Medicina Nelson Chaves – CANECA, entidade representativa dos estudantes de medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, vem por meio desta decalarar que não apoiará nenhuma das quatro chapas que se colocam hoje na disputa da eleição do Diretório Central dos Estudantes José Sílton Pinheiro, que ocorrerá dia 26 de Maio.

O CANECA foi procurado pelas chapas 01 (Da Luta Não Me Retiro) e 03 (Rompendo Amarras) e entende que nenhumas delas consegue expressar os anseios dos estudantes da saúde, especialmente no tocante ao Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI, o qual ambas legitimam e defendem apesar das seríssimas consequências devidas à expansão de vagas nos cursos sem a proporcional remessa de verbas. As chapas 02 e 04 não nos procuraram e não temos motivações concretas pelas quais pudéssemos apoiar qualquer uma delas.

Antes de concluir, no entanto, não poderíamos deixar de manifestar aqui nosso repúdio ao ato inconsequente e desonesto por parte dos integrantes da Chapa 03 (Rompendo Amarras), os quais passaram nas salas de algumas turmas do curso de medicina declarando de forma mentirosa que o CANECA havia manifestado seu apoio a eles. O Centro Acadêmico debateu o apoio ou não às chapas apenas na última reunião ordinária, no dia 20 de maio. Antes disso alguns integrantes da atual gestão apenas foram procurados e ouviram as propostas das Chapas 01 e 03, sem declarar qualquer tipo de apoio.

Sendo assim, desmentimos as falsas afirmações da Chapa 03 (Rompendo Amarras) e expressamos aqui nossa preocupação para com uma prática contra a qual sempre combatemos: a de ludibriar os estudantes para atingir objetivos particulares. Definitivamente não é esse tipo de conduta que queremos ver dentro das entidades estudantis, como é o DCE.

Por fim, queremos aqui convidar a todos os estudantes da saúde em geral, e de medicina em paticular, a participarem de um debate entre as chapas candidatas ao DCE a ocorrer na terça-feira, dia 25 de maio, às 17h na Faculdade de Farmácia. Trata-se de uma iniciativa em conjunto do CANECA com o Centro Acadêmico de Farmácia Adolpho Ramires – CAFAR, que também decidiu não apoiar a nenhumas das chapas, visando democratizar as discussões pertinentes aos estudantes e estimular um voto consciente.  Participem!