domingo, 31 de agosto de 2008

Não perca o semestre ou sua vaga!

Olha só minha gente, o assunto é grave! Você pode perder o semestre ou sua vaga!
A Câmara de Graduação, PROGRAD, decidiu que estudantes sem a devida matrícula nos componentes curriculares ficarão sem notas!
Então prestem atenção se vocês estão realmente matriculados no sigaa nas disciplinas que têm freqüentado no semestre.
Se for o caso de você não estar matriculado no sigaa, você tem até o decurso de 25% (vinte e cinco por cento) do corrente período para procurar a Coordenação do Curso e visar sua regularização através do devido processo de matrícula fora de prazo, encaminhado à Câmara de Graduação.
Se sua matrícula fora de prazo for deferida pela Câmara, imprima seu Atestado de Matrícula no sigaa para a devida comprovação e, assim, levar ao seu docente para que imprima novo diário de classe constando o seu nome.
É vedado ao professor colocar por conta própria o nome de aluno com matrícula irregular no diário, pois é terminantemente proibido a tal aluno, nessa situação, freqüentar a sala de aula, fazer avaliações ou qualquer atividade acadêmica da disciplina.
Se você ainda tiver a coragem de se arriscar a freqüentar as aulas, fazer provas sem estar realmente matriculado e pedir a efetivação da nota, saiba que o caso vai parar no Gabinete do Reitor para apuração das responsabilidades com posterior abertura de Processo Administrativo Disciplinar, ficando os infratores sujeitos (você!) às sanções previstas no Regimento Geral da UFRN e na legislação pertinente (por não ter se matriculado, você perde o vínculo com o curso e, consequentemente, o semestre e a vaga; só passando no vestibular de novo)!

Seleção de novos membros para a Liga de Neuropsiquiatria.

A Liga de Neuropsiquiatria está divulgando processo de seleção para novos membros!
Mas aew galerinha, vocês sabem o que são ligas acadêmicas? Como funcionam? Já pensaram em participar de alguma e não sabem como? Então prestem atenção! Serei mais claro e objetivo que o Pamela da bioquímica...
Ligas acadêmicas são grupos de estudo e de pesquisa fundadas, geralmente, por iniciativa de estudantes com interesses em comum por determinado assunto. Os membros se reúnem regularmente para discutir artigos, estudar e compartilhar informações sobre o tema. Algumas ligas têm até sede própria. Um professor (ou mais) atua como orientador dos trabalhos. As ligas são cadastradas ou na PROGRAD (Pró Reitoria de Graduação) ou na PROEX (Pró Reitoria de Extensão). Aos mercenários: as atividades da liga contam como horas extracurriculares. Mas o maior objetivo da liga é este: fomentar a pesquisa e extensão universitária, despertando nos alunos o interesse pelo estudo e pelo trabalho na sociedade. Através das ligas você pode participar de eventos e publicar trabalhos.
Geralmente, só os próprios membros sabem da existência e atividades da liga!oO
Ligas, dependendo dos membros e suas atividades, são meio fechadas. Sorte dos felizardos. Aproveitem a oportunidade!

Seleção de novos membros para a Liga De

LIGA DE ESTUDOS EM NEUROPSIQUIATRIA

EDITAL DE SELEÇÃO PARA ADMISSÃO DE MEMBRO EFETIVO
A LNP – Liga de Estudos em Neuropsiquiatria – vem, por meio deste, convocar os interessados no estudo das enfermidades neurológicas e psiquiátricas para o seu Processo Seletivo de 2008. Serão disponibilizadas 05(cinco) vagas de membro efetivo para os acadêmicos que cumprirem os pré-requisitos abaixo:
· Estar matriculado no curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN);
· Ter cursado e sido aprovado na disciplina de Módulo Biológico I.

Inscrições:
· Período: 01/09/08 a 15/09/08.
· O candidato deverá procurar um dos membros da LNP listados abaixo para realizar a inscrição e efetuar no ato o pagamento da taxa de R$ 10,00.
· Quem procurar para fazer a inscrição:
o Rodrigo Mendonça, 10° período; tel: 99049520.
o Júlio César, 7° período; tel: 91161712.
o Lidiane Torres, 6° período; tel: 99650965.
o Hosana Silveira, 6° período; tel: 91331353.
o Ádison Lima, 4° período; tel: 94180749.
o Rafael Góis, 4° período; tel:99759754.

Processo Seletivo:
· O Processo Seletivo se dará no dia 16/09/08, às 17:30 horas, no 5° Subsolo do HUOL, onde o candidato deverá realizar uma prova classificatória;
· A Prova constará de 30 questões objetivas, cada uma com uma única resposta, e uma questão discursiva, onde serão abordados os seguintes assuntos:
- Neuroanatomia e correlações anátomo-clínicas;
- Fisiologia, histologia e embriologia do sistema nervoso.
· O candidato terá no máximo 90 minutos para responder à prova.
· Não serão aceitos pedidos de revisão de prova.
· Em caso de empate, o critério de desempate a ser utilizado será o IRA.



Atenciosamente,

Comissão Organizadora do Processo Seletivo
- LNP -

Natal, 30/08/2008.

Eleita a gestão "Um Passo à Frente, Já Não Estamos no Mesmo Lugar".

Perdeu aquela empolgação típica dos calouros? Apenas empurrando o curso até a famigerada formatura? Sem um relato interessante que valha uma boa história para contar ao seu neto? Saiba que você vinha vivendo letargicamente até a semana passada. Só até a semana passada...
As estruturas do curso médico da UFRN serão abaladas. Considere-se um privilegiado. Você será testemunha ocular de alguns dos mais incríveis dias da medicina em nossa universidade. Há alguns dias tivemos um prelúdio: nunca houve eleições tão tumultuadas pela gestão do Centro Acadêmico Nelson Chaves, CANECA. A disputa foi acirrada; o debate foi caloroso; e a campanha – ah, a campanha! – empolgou e, como rastro de pólvora, incendiou os mais entusiásticos corações. Os ânimos mais exaltados ainda estão se recompondo. Foram dias de pura efervescência e agitação acadêmica. O resultado do pleito anuncia novos dias como uma primavera engendra o desabrochar das rosas.
A Gestão “Um Passo à Frente, Já Não Estamos no Mesmo Lugar” tem a honra de anunciar sua vitória nas urnas. A contabilização dos votos ocorreu na última quinta-feira, na sede do CANECA (5ª subsolo do HUOL), e contou com as presenças dos candidatos das chapas e dos membros da atual gestão, além da presença de acadêmicos não inscritos na gestão ou em qualquer chapa. A votação foi expressiva e superou o mínimo exigido de 30% do total de alunos matriculados: 215 votos manifestaram a aprovação do trabalho que vinha sendo feito à frente do Centro Acadêmico pela gestão passada, “Da Luta Não Me Retiro”, e reconheceram na gestão eleita o espírito combativo e atuante que tanto exibiu a gestão anterior, reiterando a necessidade de se continuar a luta por um curso de qualidade e engajado socialmente.
Agradecemos os votos recebidos e reafirmamos nosso compromisso com todos os estudantes. Passamos por um processo delicado no curso, com propostas de mudanças no Projeto Político Pedagógico e na grade curricular, além da criação da Faculdade de Medicina. Braços são necessários e convidamos vocês a compartilharem nossa gestão. Todos, mesmo quem não tenha votado ou que não esteja ocupando algum cargo na gestão, faz parte do Centro Acadêmico e tem direito ao voto e à voz nas reuniões e decisões do CANECA.
Finalmente, queremos agradecer em nome de todos nós, alunos da medicina, o empenho, o carinho e o esmero devotados por Carol e Henrique aos trabalhos do CANECA, encarados como sacerdócio e realizados com dedicação espartana. São pessoas com as quais poderemos contar sempre e que nos inspiram o ânimo necessário para a consecução de nossos sonhos e objetivos.
E ai de ti, professor ausente! Ai de ti, obra inacabada! Ai de ti, formação alienada! Ai de ti, acomodado! A nova gestão vem aí, a nova gestão vem aí!
Não nos retiramos da luta; ao contrário, damos um passo à frente. Amanhã já não estaremos no mesmo lugar!

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Divulgamos aqui as proposta da chapa inscrita para a eleição do CANECA Um passo à frente, já não estamos no mesmo lugar.


PROPOSTAS PARA GESTÃO 2008 - 2009

· Viabilizar xérox para o 5° sub-solo, já que a única disponível encontra-se na biblioteca;
· Tentar viabilizar uma sala de estudos no HUOL, para ter-se onde ficar nos intervalos entre as aulas, que são muitos, já que a reforma da biblioteca setorial se arrasta há mais de um ano;
· Continuar a participação do CANECA nos espaços deliberativos da universidade, como os do novo Projeto Político Pedagógico (PPP) e assim termos como ver melhorias curriculares para os futuros ingressantes no Curso de Medicina da UFRN e ver o que podemos aproveitar desse novo futuro projeto para os alunos já matriculados no curso;
· Nos inserir nos espaços extra-universidade (CMS), locais esses que são decididas questões como a inserção das universidades públicas e particulares na rede de saúde pública;
· Pautar os cenários de prática do curso médico, para sabermos onde podemos e devemos atuar na rede de saúde pública, para assim termos mais argumentos para cobrar nossos direitos;
· Melhor organização e divulgação do inter-períodos, com tabela organizada de jogos e promover uma confraternização ao final do mesmo, para que essa final não se resuma apenas a uma premiação;
· Continuação da organização do Calouradão Medicina e Direito;
· Maior incentivo as práticas de pesquisa e extensão dentro e fora da universidade;
· Ver meios para potencializar o METÁSTASE e o BLOG DO CANECA.

domingo, 24 de agosto de 2008

V Congresso de Hipertensão SBC/DHA



Natal será a sede do V Congresso de Hipertensão da Socidade Brasileira de Cardiologia.

O evento acontecerá de 30 de outubro a 01 de novembro de 2008 no Hotel Blue Tree Pirâmide

Maiores informações no site do evento www.departamentos.cardiol.br/dha/vcongresso

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Eleições do CANECA - Conheça os candidatos!!!!

CHAPA PARA GESTÃO 2008 – 2009

“UM PASSO A FRENTE, E NÃO ESTAMOS NO MESMO LUGAR”


COORDENAÇÃO GERAL:
Paulo Tarcísio de Albuquerque Cavalcanti Neto – 4° PERÍODO
Saliciano Alves de Lima - 5° PERÍODO

SECRETARIA GERAL:
Pâmera Medeiros da Costa - 3° PERÍODO
Renata Davin Gomes Parente - 4° PERÍODO

COORDENAÇÃO FINANCEIRA:
Rafael Gois Campos - 4° PERÍODO

COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO:
Jocélio Ramalho da Silva - 3° PERÍODO
Michelle Rafaelle Andrade Gurgel - 6° PERÍODO
Raphael Dantas Luz Peixoto - 2° PERÍODO

COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO MÉDICA E POLÍTICAS DA SAÚDE:
Amanda Brilhante Freitas - 5° PERÍODO
Augusto da Mota Passos Filho - 3° PERÍODO
Breno Gustavo Rocha Dantas - 4° PERÍODO
Layra Ribeiro de Sousa Leão - 4° PERÍODO
Miguel Rogério de Melo Gurgel Segundo - 4° PERÍODO

COORDENAÇÃO CIENTÍFICA E DE EXTENSÃO:
Camila Pereira de Carvalho - 3° PERÍODO
Ferdinand Gilbert Saraiva da Silva Maia - 3° PERÍODO
Keiko Macedo Kitayama - 2° PERÍODO
Marcelo Amorim Araújo - 6° PERÍODO
COORDENAÇÃO DE ESPORTES:
Anderson Fellipe Matos de Souza - 3° PERÍODO
Raimundo Vinicius de Araújo Rêgo - 4° PERÍODO
Raniere Luna e Silva - 4° PERÍODO

COORDENAÇÃO SÓCIO-CULTURAL:
Ana Luiza Braga Brito de Macêdo - 3° PERÍODO
Igor Leonardo Cardoso de Sousa - 3° PERÍODO
Natália Martins Falcão - 3° PERÍODO

COORDENAÇÃO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS:
Ádison Mitre Alves de Lima - 4° PERÍODO
Hosana Aparecida da Costa Silveira - 6° PERÍODO
As eleições ocorrerão dia 27/08, com urnas no quinto subsolo do HUOL e no Centro de Biociências (cantina de Mariquinha). A apuração e posse será dia 28/08 durante a reunião ordinária do CANECA.

Vote você também e participe do CANECA!!!

domingo, 17 de agosto de 2008

Comunicação oficial do CANECA sobre os problemas do internato




O Centro Acadêmico de Medicina Nelson Chaves, conforme discutido em reunião ordinária do dia 14 de agosto, vem manifestar-se a respeito dos graves problemas referentes ao estágio supervisionado (internato) do curso médico da UFRN. Dentre os problemas mais gerais e constantes destacamos:

*Professores ausentes em grande parte das atividades, sejam práticas ou teóricas, dificultando o processo de preceptoria e a supervisão do estágio;
*Em conseqüência do primeiro fato, muitas vezes os médicos residentes acabam fazendo o papel de preceptores, sendo que alguns além de não estarem preparados para tal não querem realizar tal atividade, ficando por vezes os doutorandos desassistidos;
*Quando neste momento as atividades deveriam ser principalmente voltadas para a prática, alguns estágios têm predominantemente atividades teóricas;
*Como no restante do curso, no internato há grande deficiência no treinamento em atenção básica à saúde e medicina de urgência e emergência;
*Ressalta-se ainda a deficiência na área cirúrgica, principalmente nos procedimentos mais básicos;
*Os doutorandos são preteridos em relação aos residentes, tendo que acompanhar muitas vezes as discussões da especialização sem momentos acadêmicos próprios, o que vai em sentido contrário à proposta do curso médico de formação de profissionais generalistas;
*Poucas atividades ambulatoriais de clínica médica;
*Todas estas dificuldades são mais acentuadas no Hospital Universitário Onofre Lopes;
*Dificuldades com os convênios e a preceptoria em outras unidades de saúde como o Hospital Walfredo Gurgel;
É importante ressaltar que tais problemas não estão presentes em todos os estágios, mas têm-se feito regra em estágios de suma importância para a prática médica, notadamente os de medicina clínica, medicina integrada e cirurgia, perfazendo metade da carga horário do internato.
O CANECA vem então demandar providências para que um dos momentos mais relevantes do curso médico não seja negligenciado da forma como está por docentes e discentes, esvaziando-se de sua devida importância.