segunda-feira, 30 de março de 2009
sábado, 28 de março de 2009
Monitória no Laboratório de Habilidades
Gostaríamos de informar que o Laboratório de Habilidades está com monitória de segunda à sexta, no horário de 11:30 às 12:30, com limite de 8 alunos por dia, sendo estes divididos em 2 grupos de 4 integrantes, ficando um monitor responsável por cada um.
A prática das próximas semanas será aferição da pressão arterial.
É preciso que os alunos interessados liguem para o laboratório até às 11:00 (3215-4257 ou 3215-4202) falar com a funcionária Cristina, para que ela agende a ida do mesmo . Assim como, o aluno que marcou sua ida, e não mas poderá fazê-la, deve ligar para desmarcar sua ida, e assim dá a oportunidade a outro aluno que queira participar naquele dia.
sexta-feira, 27 de março de 2009
sábado, 21 de março de 2009
quarta-feira, 18 de março de 2009
Crise no Rio Grande do Norte: CNS exigirá respeito ao Controle Social
Após receber denúncia do Conselho Municipal de Saúde de Natal sobre a situação do Sistema Único de Saúde na cidade e no Estado, o CNS enviou, no início de março, uma comissão especial a fim de averiguar os fatos. Em Natal, os conselheiros se reuniram com o Secretário de Estado e Secretário Municipal de Saúde de Natal, Ministério Público, Sindicato dos Médicos, Conselho Regional de Medicina, Governadora, Prefeita e comissão de Vereadores, Fórum Estadual em Defesa do SUS, dentre outros. Além disso, os membros fizeram uma visita ao Hospital Universitário Onofre Lopes. “Em poucos lugares tivemos a oportunidade de reunir governadora e prefeita, o que mostra que há intenção de solucionar o problema”, lembrou a conselheira Maria Helena Machado.
A comissão apresentou, na manhã desta quarta-feira (11/03), ao plenário do CNS, um relatório com a situação encontrada e possíveis soluções.
Segundo a avaliação, apresentada no relatório, a fragilidade do Estado, ao longo do tempo, propiciou a fragmentação do Sistema de Saúde e a captura do mesmo por grupos ou corporações; há, hoje, uma competição permanente entre as secretarias municipal e estadual de saúde, o que possibilita a duplicação de competências, gerando ineficiência e desperdício de recursos financeiros; o Controle Social encontra-se fragilizado; não há observância dos instrumentos de gestão; o Complexo Regulador está frágil e há violação no campo do direito do trabalho e dos marcos regulatórios do SUS. Outra constatação é de que vem havendo uma substituição das instâncias de deliberação do SUS pela busca contínua do Ministério Público.
Jurandi Frutuoso, representante do Conass e membro da comissão especial, ressalta que o Rio Grande do Norte não vive uma crise, “é um estado já estabelecido há algum tempo”. Para Maria Helena Machado, Diretora do Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde (Degerts), parte significativa do problema está na área da gestão do trabalho e educação, “há pouca clareza e pouca comunicação”. Ela aponta a necessidade de reinstalação das mesas de negociação e ressalta que seu Departamento se colocou à disposição para colaborar no planejamento das ações.
Para o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marcelo Dantas de Medeiros, há um fragrante desrespeito às prerrogativas, resoluções e deliberações do CMS, CES e demais instâncias de deliberação e pactuação do SUS, “o princípio do SUS de participação popular foi quebrado”. Para o Presidente do Conselho Estadual, Francisco Canindê dos Santos, faltam ações estruturantes e respeito ao Controle Social do Estado, “nenhuma decisão tomada no CMS foi homologada pela prefeitura”.
Como proposta, apresentada e aprovada, pelo Plenário, algumas medidas devem ser tomadas no sentido de:
- Apoiar a SES e SMS na superação dos problemas estruturais e de gestão;
- Abrir um Fórum permanente de gestores da Região Metropolitana;
- Centrar esforços na construção de ações que repercutam na organização da assistência à saúde (CR, PDR, PPI, PDI);
- Fortalecer a gestão dos municípios com um curso básico de gestão do SUS;
- Fortalecer a parceria entre SMS de Natal e SES alinhando a atuação almejando melhores resultados na política de saúde;
- Reinstalar as mesas de negociação do SUS;
- Estruturar a atenção básica em Natal.
Acreditando que o cenário atual exige da sociedade e dos gestores diálogo e negociação para a solução dos conflitos, o relatório aconselha a construção de um pacto com a intermediação do CNS, do Conass e do Conasems e vai recomendar à prefeita e ao secretário municipal de saúde a realização de uma reunião com o Conselho Municipal de Saúde para prestar informações sobre a decretação do estado de calamidade pública, sobre a renovação dos contratos com as cooperativas e um plano de enfrentamento da crise. O plenário decidiu que tal recomendação seja entregue à prefeita em mãos e com a orientação expressa de que o Controle Social deve ser ouvido e respeitado em todas as questões relativas à saúde.
Ficou decidido, ainda, que o debate será ampliado de forma a envolver os legislativos estadual e municipal. Além de acompanhar o resultado da reunião, o CNS vai observar, também, todo o processo de recuperação da saúde pública no Rio Grande do Norte.
Assessoria de Comunicação do CNS Fax: (61) 3315-2414/2472 |
terça-feira, 10 de março de 2009
RESULTADO DO PET-SAÚDE
OBSERVAÇÕES:
• A Coordenação de curso convoca os estudantes abaixo para assinarem os termos de compromisso na Secretaria da Coordenação, até as 17:00h do dia 11/03/2009.
• Na eventualidade de haver vagas remanescentes de estudantes que não assinaram os termos de compromisso, serão convocados outros monitores, de acordo com a ordem de classificação, a partir de 12/03/2009.
• Nos casos de empate na Nota Final Classificatória (NFC), foi utilizado como critério de desempate o IRA.
NOME DOS MONITORES SELECIONADOS
Alexandre Barbosa Câmara de Souza
Antonio Anderson Fernandes Freire
Daniel Costa Rodrigues Farias
Fábio Aires Araújo
Fidel Castro Ferreira
Gabriela Carminhola Gomes Varela
GABRIELA LUCENA DE ARAUJO
HILKÉA CARLA DE SOUZA MEDEIROS
JOCÉLIO RAMALHO DA SILVA
José Maxwell Medeiros Souza
José Medeiros do Nascimento Filho
JULIANA BENTO DA CUNHA
Juliano José da Silva
KEIKO MACÊDO KITAYAMA
Laíse Pereira Arcoverde Fechine Brito
LARISSA CORREIA ALVES DA SILVA
Marcela Mara Eufrasio de Azevedo
Marcelo Amorim Araújo
Marina Ferreira Arruda Câmara
Miguel Rogério de Melo Gurgel Segundo
Pâmera Medeiros da Costa
Paulo Tarcísio de Albuquerque Cavalcanti Neto
Raphael Dantas Luz Peixoto
Rayanna Catarina Rêgo da Costa
Renata Mendes Vieira
THALITA RAFAELLA OLIVEIRA TRINDADE
TERESA RAQUEL DE LIMA COSTA
OBS: O RESULTADO COMPLETO ESTÁ AFIXADO NA COORDENAÇÃO DO CURSO